Atividade física, segundo os especialistas, é fundamental para manter a saúde do corpo, da mente e neste momento de enfrentamento a pandemia do Coronavírus ganha uma conotação de maior destaque pelo fortalecimento do sistema cardiopulmonar.
É importante ressaltar, porém, que apenas praticar atividades e exercícios físicos não previne o contágio do vírus e não reduzirá o risco de hospitalização pela Covid-19, mas apresenta sim uma associação direta à menores prevalências de hospitalização pela mesma, principalmente pela boa condição de imunidade que a atividade física proporciona.
A Academia Top Fitness, como as demais empresas, durante a pandemia teve que paralisar suas atividades devido as condições impostas pelo decreto da Covid-19, mas mesmo assim manteve os alunos em atividade através de aulas vídeos e lives postadas nas redes sociais da empresa para ajudar os alunos manterem suas atividades em casa.
Agora, depois de retornar as atividades a Top Fitness garante aos alunos, na sua moderna estrutura, condições de retornar as atividades físicas com segurança e com 25 de pessoas por cada horário tudo controlado por um aplicativo onde o aluno faz o check-in e pode constatar quantas pessoas estão em atividade, explica Égila Oliveira, recepcionista.
A equipe do Voz do Norte conversou com profissionais da Top Fitness sobre a avaliação das atividades físicas neste período da pandemia.

Na avaliação do professor Cleber Marcelino, Personal Trainer, não é recomendável viver no sedentarismo e a atividade física como benefício para combater o coronavírus é de extrema importância porque aumenta a imunidade, fortalece o sistema cardiopulmonar e os pulmões que tem sido fatores principais que levam as pessoas para os hospitais.
“A atividade física todos os dias, além de nos manter saudáveis nos tira do sedentarismo, aumenta a imunidade e os médicos indicam à pratica de atividade física depois de qualquer tipo de doença, como hipertensão, diabetes e outras mais porque combate as doenças”, avalia o personal trainer que ressalta os cuidados sanitários como forma de prevenção.

Ao ressaltar que depois da pandemia as pessoas passaram a fazer suas atividades físicas dentro da própria casa para se manter saudáveis e também como forma de terapia para conseguir vencer o isolamento social o personal trainer José Uilhen, ressalta que atividade física é prevenção, tratamento e intervenção.
“Atualmente trabalhamos a questão das atividades físicas como forma de prevenção e cuidados do corpo, da mente e saúde cardiopulmonar, resistência e força. Na questão da pós-pandemia se trabalha também a força, resistência e a questão pulmonar como forma de garantir que a pessoa se mantenha saudável”, afirma.

Ian Moura, estagiário de Educação Física da Top Fitness, afirma que está comprovado cientificamente que as atividades físicas tanto proporcionam melhora no condicionamento físico quanto nas condições psicológicas ao ressaltar que no meio da pandemia e do isolamento social os decretos do Estado agora liberaram a reabertura das academias.

O aluno e Influencer Digital Edmilson Júnior, que já retornou suas atividades físicas na Top Fitness, destaca que a atividade física está presente no seu cotidiano e tem muita importância na vida das pessoas e mesmo no período da pandemia ele se manteve em atividade através das aulas online no portal da academia.
“As pessoas que praticam atividades ficam com a saúde física e mental em dia, seja qual for a modalidade e elas conseguem ter uma vida bem mais saudável. Nesse período da pandemia a atividade física ganha muito mais importância por ser um fator preventivo em relação ao Coronavírus”, avalia.