“Estou muito bem e vou ficar melhor com a condição de caminhar quando receber minha prótese. É um grande trabalho do governador Gladson Cameli em benefício dos cruzeirenses”, afirmou o senhor Francisco Assis que teve sua perna amputada devido duas picadas de cobra e ferimentos da hanseníase que não saravam.
O Programa Fundhacre na Comunidade, idealizado pela atual gestão da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) tem como objetivo aproximar a unidade de saúde da capital da população levando atendimento em saúde com serviços nas especialidades de Ortopedia, Pediatria, Geriatria, Oftalmologia, Eletrocardiogramas, Odontologia, balão de informações de regulação, exames consultas e testes rápidos.
Alguns pacientes que receberam, na manhã desta terça-feira (22), atendimento na sala de moldes do Hospital de Dermatologia Sanitária onde os técnicos fizeram os moldes das próteses que serão utilizadas por eles para caminhar e das órteses para alinhar, corrigir ou regular algum defeito, estavam muito satisfeitos com o benefício.
O atendimento iniciou nesta segunda-feira (21) e se estenderá até a próxima sexta-feira (25) faz parte do Programa Fundhacre na Comunidade, idealizada pela atual gestão da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) para atender um pedido do governador Gladson Cameli e no vale do Juruá beneficiará cerca de 350 pessoas cadastradas na região.
O jovem Bruno Guilherme Estivalete, de 22 anos, que aos 17 anos teve que amputar a perna depois de ser acometido com um câncer fez o molde para garantir uma prótese para facilitar o seu dia dia, pois apesar de ter uma prótese que o possibilita praticar esporte, mas ela o incomoda para caminhar e não consegue colocar um sapato ou tênis.
O pai João Gonçalves acompanhou o filho João Miguel que fez o molde da sua órtese para corrigir um problema que o impossibilitava de colocar o pé no chão devido ele andar na ponta do pé o que fez enrijecer o tendão. João Miguel fez tratamento fora do município e agora terá a oportunidade de colocar uma órtese para melhorar sua condição de vida.
O Programa Fundhacre na Comunidade, que teve sua primeira edição em dezembro de 2021, oferece serviços nas especialidades de ortopedia, pediatria, geriatria, oftalmologia, eletrocardiogramas, odontologia, balcão de informações de regulação, exames, consultas e testes rápidos já beneficiou mais de três mil pessoas.
O diretor de Planejamento da Fundhacre, Durival Brito, que acompanha o atendimento realizado pelo Programa Fundhacre na Comunidade, que é coordenado pelo diretor João Paulo, atende um pedido do governador Gladson Cameli e em Cruzeiro do Sul atenderá toda a demanda dos sete municípios da regional do Juruá.
Durival Brito destacou que os municípios da Regional do Juruá tem cerca de 350 cadastrados, mas todos os que ainda não tiveram conhecimento do programa também serão atendidos e agradeceu a Raquel Batista, representante do Gabinete do Governador, que está garantindo todo o apoio necessário para o trabalho dos técnicos da Fundhacre.
Raquel Batista destacou ser um momento histórico para as pessoas que passaram pelo trauma da amputação de um membro proporcionado por uma decisão e sensibilidade do governador Gladson Camelo que pediu ao presidente da Fundhacre, João Paulo, para atender todas as pessoas que tiverem necessidade de uma prótese ou de órtese.
Nessa etapa do programa os técnicos estão fazendo os moldes das próteses e órteses dos pacientes que serão confeccionadas na oficina ortopédica para posterior entrega, além de atendimento médico, fisioterapêutico e confecção de botas ortopédicas, palmilhas e sapatos, cadeiras de rodas e moletas para atender as necessidades dos pacientes.
Uma outra novidade informada pelo diretor é que o Programa Fundhacre na Comunidade restabelecerá o funcionamento da Oficina Ortopédica do Hospital de Dermatologia de Cruzeiro do Sul, que tem uma boa estrutura, dois técnicos de grande experiência e receberá todos os equipamentos e insumos para atender os pacientes.