Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de outubro de 2024 21:19

Programa MP na Comunidade terá novo formato e será realizado no dia 18 de março, na Vila Acre

MP na Comunidade

Reunido nesta segunda-feira, 6, com membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento anunciou que o programa MP na Comunidade terá como foco a resolutividade, fortalecendo a atuação da área-fim em temas específicos e problemas identificados na localidade a ser atendida. 

O novo formato será aplicado na próxima edição do MP na Comunidade, que será realizada no dia 18 de março, na Vila Acre, em Rio Branco. A atividade é alusiva ao Mês da Mulher e vai contemplar uma região com altos índices de violência de gênero. 

“Com esse novo formato, o Ministério Público, por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), fará uma análise prévia de cada comunidade ou município que receberá o MP na Comunidade, permitindo definir uma atuação resolutiva nas questões mais urgentes de cada localidade”, explicou o procurador-geral. 

Para a coordenadora do MP na Comunidade e procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima, a novidade, além de levar os serviços já existentes, vai permitir uma atuação mais efetiva do MPAC nos locais a serem atendidos. “O nosso objetivo é fazer um MP na Comunidade voltado para nossa atuação, com a descentralização do Ministério Público”, acrescentou. 

Também participaram da reunião, os promotores de Justiça Dayan Moreira, Luis Henrique Rolim, Vanessa Muniz e Ocimar Sales Júnior. 

“Cidadania para Mulheres na Vila Acre” 

No próximo dia 18, na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza, na Vila Acre, acontecerá o MP na Comunidade Cidadania para Mulheres, alusivo ao Mês da Mulher. 

O MPAC estará presente com o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e Ouvidoria- Geral. Com apoio de parceiros, o público terá à disposição serviços como emissão de documentos, atendimento médico e odontológico, vacinação, palestras sobre violência de gênero, orientação sobre benefícios sociais, corte de cabelo, oficinas de culinária, recreação infantil, entre outros.