Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de julho de 2025 18:25

Programa Mulheres Mil certifica mais de 80 microempreendedoras individuais em parceria com o Estado

unnamed (2) (1)

O Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio de termo de cooperação com o Gabinete da Vice-Governadora Mailza Assis, certificou 86 novas microempreendedoras individuais. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira (16/06), no auditório da Reitoria do Ifac.

O evento contou com homenagens a docentes e diretores das escolas que colaboraram para a realização das aulas: Isabel Cristina de Moraes Lima Aguiar, da Escola João Paulo II (bairro Sobral), recebeu em nome dos demais diretores; Antônio Francisco da Silva de Lima, da Escola Frei Heitor Maria Turrini (Cidade do Povo); e a capitã Maria Ivanilce Rodrigues Pontes, do Colégio Militar Estadual Tiradentes (bairro Calafate).

MULHERES MIL-12.jpg MULHERES MIL-13.jpg

Estiveram presentes o reitor do Ifac, Fábio Storch; a secretária-adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, representando a vice-governadora; a pró-reitora de Extensão, Luana Melo; o diretor-geral do Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio; e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa.

Agradecimentos e relatos de transformação – Durante os discursos, representantes das turmas expressaram gratidão ao Ifac e aos parceiros pela oportunidade de formação e crescimento pessoal proporcionada pelo curso. “Nós agradecemos a oportunidade que nos foi concedida de participar desse curso. Aprendemos que somos mulheres empoderadas, com potencial de crescimento”, declarou Ana Cláudia Félix, representante da turma do bairro Sobral.

MULHERES-1.jpg MULHERES-2.jpg MULHERES-3.jpg

Helaine Barbosa da Silva, da turma do bairro Cidade do Povo, também agradeceu, mencionando o reitor Fábio Storch e a representante da vice-governadora. “É com muito orgulho, alegria e gratidão que hoje estou neste palco representando minhas colegas – mulheres guerreiras, fortes e determinadas. Este curso foi mais do que capacitação, foi uma verdadeira transformação de vida”.

Já Francisca Débora da Silva Pereira, representante da turma do Calafate, falou sobre os desafios e aprendizados ao longo dos 40 dias de formação. “Começamos com dúvidas e inseguranças. Ser microempreendedora exige coragem e vontade de aprender. Hoje, nesta certificação, vemos mulheres que se redescobriram e estão focadas no crescimento pessoal”.

Homenagens –  Além dos diretores escolares, docentes e servidores que contribuíram com a formação das turmas foram homenageados com cartas de elogio institucional e vídeos que relembraram a trajetória do curso. Entre os homenageados estavam a ex-coordenadora do Programa Mulheres Mil, Aldenisa Acácio Rossetto, e a coordenadora-adjunta do programa em Rio Branco, Pollyana Furtado Machado Anute.

MULHERES MIL-5.jpg MULHERES MIL-8.jpg

O servidor Jefferson Bissat Amim, que atuou como facilitador das turmas do Sobral e Calafate, destacou a missão institucional do Ifac. “Foi uma oportunidade de levar educação pública e gratuita de qualidade. Também foi uma experiência de aprendizado mútuo, com troca de conhecimentos valiosa na construção dos saberes”.

MULHERES MIL-6.jpg MULHERES MIL-7.jpg

MULHERES MIL-9.jpg Mulheres4.JPG

Parcerias e continuidade – O reitor Fábio Storch agradeceu as parcerias que viabilizaram o curso, destacando o apoio do Gabinete da Vice-Governadora, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE).  “Hoje é um dia de celebração. Em todas as certificações, o Ifac se alegra, e neste momento especial do Mulheres Mil, agradecemos a todos os parceiros. Nada se constrói sozinho”, afirmou.

Storch ressaltou ainda o impacto social do programa e a importância do empoderamento feminino. “Apresentamos à sociedade 86 mulheres que não serão apenas números nas estatísticas. São mulheres empoderadas, preparadas e encorajadas a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.”

Ao final, deixou um convite para que as participantes deem continuidade à sua formação acadêmica. “Esperamos vê-las novamente, agora nos cursos técnicos e de graduação do Ifac, pois temos exemplos de mulheres que participaram deste programa e estudam no Ifac. Essa certificação deve ser apenas o primeiro passo na trajetória de vocês na educação profissional e superior”.

FABIO-1.jpg MULHERES-4.jpg

A secretária-adjunta Amanda Vasconcelos, representando a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, parabenizou as alunas pela conclusão do curso e destacou a trajetória de superação vivida por cada uma. “Vocês enfrentaram 40 dias de curso, se dedicaram e entregaram o melhor de si para construir um novo caminho, o caminho da autonomia, da liberdade e da realização de sonhos. Sabemos que não foi fácil. Conhecemos as batalhas diárias, as dificuldades pessoais, familiares e financeiras. Mas vocês venceram. Estão aqui hoje, e isso é algo grandioso”, afirmou.