O projeto CARAVANA CULTURAL NA FLORESTA foi o espaço de diálogo, intercâmbio e amostragem das diversas artes urbanas e a comunidade de difícil acesso. Uma região distante, quase 80km do centro urbano de Cruzeiro do Sul e totalmente carente em produções culturais, mas aberta para essa formação e inclusão cultural.

No dia 03 de outubro o projeto foi realizado na Escola Estadual Rural e Ribeirinha Magia do saber onde aconteceu a culminância do projeto Cultural “Caravana Cultural na Floresta”.
O projeto desenvolveu pequenas oficinas nos segmentos artísticos de dança, música e teatro. Rodas de conversa, contações de estórias, apresentações musicais, teatrais e de dança, com artistas urbanos e da comunidade assistida.

Abertura de espaço de cidadania, com apoio e parceria com outras instituições o projeto promoveu palestras educativas sobre Bullying, Preservação Ambiental, Cuidados no Trânsito e Financiamento Público para a Cultura.
Para o organizador e produtor do projeto, Charles André, “a cultura é na verdade um tesouro, um ativo social e econômico em permanente estado de transformação. Neste mundo marcado por injustiças e desigualdades, está provado também que a cultura qualifica as relações sociais e reduz os focos de tensão e violência, elevando a autoestima e o sentido de pertencimento”, destaca.
Charles André enfatiza que é constante o crescimento e desenvolvimento da produção cultural urbana, graças ao volume de recursos atualmente disponibilizados pelos instrumentos de fomento federal, estadual e municipal e ao mesmo tempo que ele observa na prática esse crescimento cultural urbano, observa também a ausência de projetos ou produções voltadas para o público rural, ribeirinho e de difícil acesso.
“Pensando nisso flexionamos nosso pensar e desejo, em realizar um projeto que pudesse garantir as comunidades de difícil acesso (rurais e ribeirinhas) um intercâmbio cultural com essas produções artísticas urbanas”, disse.
Para o produtor cultural, a cultura é um precioso elemento no desenvolvimento humano e social. Proporciona integridade, respeito, registro e identidade cultural do povo, além de ser uma poderosa ferramenta de transformação social.

Aproximadamente 300 pessoas (crianças, adolescentes e jovens) participaram diretamente do projeto. O projeto cumpriu uma das primícias da Política Nacional Aldir Blanc de promover a diversidade cultural e artística em comunidades ribeirinhas e rurais de difícil acesso dos municípios.

O Projeto Cultural – CARAVANA CULTURAL NA FLORESTA, foi aprovado no Edital Festival de Arte e Cultura nº 02/2024 – PNAB – Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul/Secretaria Municipal de Cultura e Governo Federal/Ministério da Cultura e contou com o apoio cultural da Fundação de Cultura Elias Mansour e Secretaria Estadual de Educação e Cultura – Representação de Cruzeiro do Sul e ainda com o apoio empresarial do Super Econômico e Mercantil Modelo.