Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de julho de 2025 05:21

Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre leva cidadania e dignidade à população de Cruzeiro do Sul

atendimento_projeto_cidadao_czs-21-768x511 (1)

Ação gratuita ofereceu diversos serviços essenciais para moradores em situação de vulnerabilidade do município

Levar cidadania, dignidade e acesso a direitos básicos à população em situação de vulnerabilidade social é um compromisso que precisa ir além dos discursos e se materializar em ações concretas. Foi com esse objetivo que o Poder Judiciário do Acre que realizou, nos dias 4 e 5 de julho, mais uma edição do Projeto Cidadão no município de Cruzeiro do Sul, na Escola Comandante Braz de Aguiar. Cruzeiro do Sul é o segundo município mais populoso do Acre e fica aproximadamente 632 km da capital Rio Branco e tem, aproximadamente, 91 mil habitantes, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante os dois dias de atividades, a população teve acesso gratuito a serviços fundamentais, como emissão de título de eleitor, CPF, atendimento do CadÚnico, assistência social, orientações jurídicas, serviços odontológicos e de saúde, distribuição de medicamentos, vestuário social, além de palestras educativas — como a de enfrentamento à violência doméstica. Órgãos como o Incra, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Acre, Defensoria Pública, Tribunal Regional do Eleitoral (TRE/AC), Governo do Estado,  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, participaram ativamente da ação.

Um dos momentos marcantes foi o atendimento ao jovem Duan Lucas, de 16 anos, que tirou seu título de eleitor pela primeira vez. Ele compartilhou sua alegria em participar do processo democrático.

“É muito bom poder tirar o título aqui mesmo na escola. Me sinto feliz e agora posso começar a participar mais das decisões do país”, afirmou.

Com mais de 30 anos de atuação, o Projeto Cidadão é uma iniciativa consolidada do Poder Judiciário acreano que tem como missão aproximar a justiça das comunidades mais vulneráveis, garantindo o acesso a direitos básicos e promovendo inclusão social.

A vice-prefeita de Cruzeiro do Sul Delcimar Leite e o vereador de Rio Branco, Zé Lopes, visitaram a unidade escolar e prestigiaram os atendimentos.

Para a responsável pela Coordenadoria de Apoio aos Programas Sociais do Judiciário, Isnailda Silva, o sucesso da ação em Cruzeiro do Sul é resultado de um esforço coletivo e do comprometimento institucional:

“Agradeço ao presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, e ao coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Samoel Evangelista, por todo o apoio e confiança. É gratificante ver o quanto essas ações fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou.

A mobilização contou ainda com a colaboração de servidores e servidoras da Coordenadoria de Bem-Estar e Saúde do TJAC, que atuaram diretamente no atendimento à população, contribuindo para o acolhimento e a oferta de um serviço humanizado.

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) representada pela defensora pública Isadora Tenório realizou atendimento jurídico durante a ação.

“A participação da Defensoria Pública no Projeto Cidadão representa uma oportunidade de estarmos cada vez mais próximos da população, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em ações como esta, reafirmamos nosso compromisso de levar orientação jurídica, regularização de documentos e o atendimento a diversas demandas da comunidade, acolhendo, escutando e buscando soluções concretas para os problemas cotidianos.”, destacou a defensora pública.

A programação do Projeto Cidadão em Cruzeiro do Sul encerra neste domingo, 6, com a tradicional cerimônia do Casamento Coletivo, que acontecerá no Arena Juruá, äs 17h, fechando também a programação da Expoacre Juruá 2025.