Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de setembro de 2025 00:28

Projeto Cidadão do TJAC receberá prêmio em Rondônia pelos 30 anos de atendimento à população

cidade aldeia (1)

Em setembro, o Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), será homenageado com o Prêmio Notável 2025, em Guajará-Mirim, Rondônia, em reconhecimento ao trabalho histórico na promoção da justiça e da cidadania

No ano que completa 30 anos de serviços prestados à população acreana, o Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi indicado para receber o “Prêmio Notável 2025” promovido pelo jornalista e apresentador Valdeci Tergon, em Rondônia. A cerimônia será no dia 20 de setembro, na cidade de Guajará-Mirim.

A ação social da Justiça acreana foi reconhecida pelo trabalho histórico na promoção de direitos e cidadania, voltado as pessoas em vulnerabilidade, nas regiões mais afastadas, comunidades indígenas, ribeirinhos, pessoas atingidas pelas cheias dos rios, pessoas em situação de rua, reeducandos, bairros periféricos e todas as cidades do estado.

Criado em 1995 devido à falta de acesso à documentação pela população acreana, o Projeto Cidadão é coordenado pelo Poder Judiciário do Acre, mas envolve diversos parceiros que contribuem com a realização das edições. Entre os serviços ofertados estão: documentação, assistência social, audiências e orientação jurídica, saúde e casamento coletivo.

Nesses seis primeiros meses já foram realizadas edições do Projeto Cidadão na: aldeia São Vicente, na Terra Indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, afluente do Rio Muru, na cidade de Tarauacá; Feijó; Xapuri junto com a ação itinerante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Mâncio Lima; e foram realizados os casamentos coletivos durante a Expoacre, em Rio Branco e na Expojuruá, em Cruzeiro do Sul.

Durante homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) à ação, no último dia 15, o coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Samoel Evangelista destacou a importância do trabalho na vida de cada pessoa atendida: “Para aqueles que pouco tem, carentes de toda ordem, uma carteira de identidade, um título de eleitor, a carteira de trabalho, atendimento na área de saúde jurídica, social e o casamento se traduzem boa notícia e, muitas vezes, é tudo”.

Prêmio

Segundo os organizadores do Prêmio Notável, a homenagem é realizada há 35 anos, nos estados de Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso e, nos países Bolívia, Paraguai, Argentina e Estados Unidos.

Personalidades de diversos segmentos, empresários, políticos, artistas são condecorados e o Projeto Cidadão será reconhecido na categoria social.