Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de dezembro de 2024 14:08

Projeto do Ifac conquista o 2º lugar no Prêmio de Inovação 2024

unnamed (10) (1)
Produto educacional desenvolvido por aluno e professores do Campus Rio Branco foi o único representante da região Norte entre os premiados

Um projeto de professores e alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco, conquistou o 2º lugar no Prêmio Saúde Inova, que faz parte do Prêmio de Inovação 2024, uma iniciativa da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O Ifac foi o único representante da região Norte entre os projetos premiados na cerimônia que ocorreu no dia 06 de novembro, em Brasília, como parte da programação do Painel Telebrasil, evento de conectividade, telecomunicações e inovação.

O Prêmio de Inovação tem como objetivo valorizar projetos de extensão ou pesquisa elaborados por professores e estudantes da Rede Federal, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em três áreas de atuação: Agronegócio, Saúde e Gestão Pública.

O projeto do Ifac que foi premiado é o SSOBOX, um kit educacional para o aprendizado sobre temas da saúde e segurança no mundo do trabalho. A proposta é promover uma cultura de prevenção de acidentes e adoecimento fazendo com que os estudantes compreendam, de forma lúdica, sobre os riscos ocupacionais e se tornem trabalhadores conscientes. Além disso, o SSOBOX também é voltado para os professores das disciplinas de ciências da natureza, como biologia, química e física que terão em mãos um material para realizar aulas mais dinâmicas.

SSOBOX premio inova conif (3).jpg

Equipe do Ifac apresenta o SSOBOX  durante o Painel Telebrasil

Confira a apresentação do SSOBOX clicando aqui

A iniciativa é dos docentes da área de saúde e segurança do trabalho do Campus Rio Branco, Antonelli Santos Silva, Paula Ribeiro e Vicente Bessa Neto. Também faz parte da equipe que desenvolveu o produto educacional o aluno do curso superior de Sistemas para Internet, Kleriston Kauâ Pereira Jácome Ferreira.

“Foi muito gratificante fazer parte deste projeto. Eu já tinha experiência na área de desenvolvimento de materiais por meio da minha atuação no Laboratório IF Maker, mas nunca havia feito algo parecido, como um jogo de tabuleiro”, relatou o estudante.

Sobre a participação no Prêmio de Inovação 2024, Kleriston contou que foi a primeira vez que viajou para fora do Acre. “Foi muito legal conhecer outro estado e participar de uma experiência totalmente diferente dos eventos que já frequentei. Vi e aprendi várias coisas novas ao observar outros estandes de apresentações, e foi uma experiência diferente apresentar no palco. Participar da premiação foi muito bom; foi gratificante ganhar um prêmio depois de tanto trabalho no projeto”, comemorou.

SSOBOX premio inova conif (2).jpg

Ao todo, nove projetos foram premiados nas diferentes categorias

Para o professor Antonelli Santos Silva, “participar do Prêmio de Inovação 2024 foi uma oportunidade única para instituições e profissionais que desejam destacar-se no campo da educação e tecnologia. Durante o evento foi possível realizar networking e ganhar visibilidade tanto para o projeto quanto para o Ifac. O prêmio ajudou a mostrar que os Institutos da região amazônica desenvolvem tecnologias de impacto que podem transformar a educação e, consequentemente, a sociedade”.

Com relação ao processo de construção do SSOBOX, ele conta que foi desafiador. “O desenvolvimento da SSOBOX, um produto inovador que propõe a criação de um kit educacional foi um desafio, a equipe demonstrou empenho em todo processo. Este kit utiliza atividades lúdicas para o ensino das disciplinas de Biologia, Química e Física, tornando o aprendizado mais dinâmico e diretamente relacionado ao mundo do trabalho. A SSOBOX, além de facilitar a compreensão de conceitos complexos, também prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, promovendo uma educação mais prática e aplicada.”