Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de outubro de 2024 08:57

Projeto O Samba Como Patrimônio Cultural realiza apresentações culturais, palestra, mini oficina de samba

91e5223a-08f2-4ee6-9dfe-61254296addd

O Samba é identificado como uma das expressões musicais, poéticas e coreográficas mais cultuadas do Brasil. Essa manifestação popular está para além da estética. É marcado como um forte registro da  identidade brasileira, apontando para importantes questões sociais, políticas e culturais.

 

Em Cruzeiro do Sul, a presença do segmento musical/dança, o samba, sempre proporcionou um ambiente musical rico e diverso e por muitos anos, embalou as rodas e festividades do muncipio, principalmente no carnaval. Por um bom período o samba e as agremiações carnavalescas se afirmaram como importante vetor da economia da cultura de Cruzeiro do Sul.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Verde e Rosa realizou na última quarta-feira, 18, as 8:30 horas no Teatro dos Náuas, o projeto “O SAMBA COMO PATRIMÕNIO CULTURAL”. O projeto consiste em um conjunto de iniciativas de valorização, promoção e  difusão do Samba como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira, sob a forma de apresentações artísticas, palestra e um aulão de samba, ministrada pelo professor de dança Diogo Said. Aproximadamente 400 estudantes de escolas públicas de Ensino Médio e fundamental de Cruzeiro do Sul participaram do projeto.

Alunos do Ensino Médio participaram da programação no Teatro dos Náuas

Charles André, presidente da agremaição realizadora do projeto, acredita que dialogar sobre esse tema no âmbito escolar é proporcionar um real investimento na salvaguarda, reconhecimento e promoção dessa forma de expressão no muncicípio. Indaga ainda que, a cultura contribui de forma eficaz para a formação dos pilares fundamentais da sociedade, já que atua como ferramenta de fortalecimento das identidades coletivas, gera economia e age como um poderoso instrumento de inclusão social.

Secretário de Cultura, Aldemir Maciel, prestigiou a programação

O projeto promoveu o intercâmbio entre artistas e comunidade escolar. A intenção maior do projeto foi descobrir talentos com essas habilidades musicais e dança, identificar novos brincantes para o ingresso na agremiação para o carnaval de 2025, divulgar novas formas de representação e enriquecer o acervo artístico cultural da cidade nos campos da música, dança e literatura.

 

O projeto “O SAMBA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL” foi aprovado no Edital nº 07- Apoio às Demais Áreas da Cultura – Lei Emergencial Paulo Gustavo – Nº 195/2022 – Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Ministério da Cultura – Governo Federal.