Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de novembro de 2025 17:34

Dia D de combate à dengue ganha parceria de escolas e alunos para conscientização dos perigos da doença que mata

f3db5664-445f-496a-b3e0-1ed761f36937 (1) (1)

Projeto Todos Contra o Aedes Aegypti

Cedo da manhã desta sexta-feira (26) os alunos e professores da Escola Corazita Negreiros, já estavam mobilizados numa caminhada pelas principais ruas do bairro do Remanso no Dia D da campanha do projeto do Ministério da Saúde “Todos contra o Aedes Aegypti” que foi realizado em várias escolas de Cruzeiro do Sul para conscientização dos estudantes.

Com cartazes e faixas educativas os alunos e professores e os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram a entrega de panfletos à população do bairro com informações sobre os cuidados para um melhor combate ao mosquito da dengue que tem seu principal foco as águas paradas nos quintais das residências onde nascem as larvas e o mosquito.

PUBLICIDADE

A professora Naira Gomes, que vestiu a fantasia do mosquito da dengue e animou a caminhada, avaliou como muito positivo o trabalho do Ministério da Saúde, através do Instituto Sapiens, com apoio das Secretarias municipais de Educação e Saúde. Ela destacou o trabalho da Escola Corazita Negreiros que atende da melhor maneira possível seus alunos.

O indígena João Kaxinawa, pai de aluno da escola, compareceu com a esposa para prestigiar a caminhada do projeto Todos Contra o Aedes Aegypti, destacou como de grande importância o trabalho de combate a dengue que precisa do apoio da comunidade com a limpeza dos quintais para que o mosquito não possa por suas larvas.

PUBLICIDADE

Messias Gomes, agente de endemias, destaca como muito valiosa a campanha contra o mosquito da dengue e parabeniza a direção, professores e alunos da Escola Corazita Negreiros que aderiu ao trabalho de conscientização contra a doença que ainda mata no Brasil e a prevenção é a melhor opção para o combate ao mosquito.

A gestora da escola, Antônia Maria da Silva, que depois da caminhada estava sem voz, avaliou como de grande importância a iniciativa: “Estamos parando nas casas para conscientizar as famílias. Esse projeto permite conscientizar e alertar a comunidade sobre como evitar a dengue. As 376 crianças participantes são multiplicadoras desse conhecimento”, disse.

O consultor técnico do Projeto Arboviroses, Geovane San Miguel, explicou as etapas da ação do trabalho do Instituto Sapiens. “A primeira fase é da capacitação de professores, depois treinamento de agentes de endemias e em seguida o Dia de Mobilização que alcança nesta etapa 10 escolas de Cruzeiro do Sul que realizaram ações simultâneas”, disse.

O projeto “Todos Contra o Aedes Aegypti” envolve escolas municipais e estaduais que aderiram à iniciativa. O consultor destacou ainda a necessidade de união de forças: “Sem a ajuda da população não venceremos essa guerra. Pedimos que abram as portas para os agentes e façam a vistoria em seus quintais”, enfatiza.

A ação educativa, com uso de panfletos de conscientização entregues à população busca reduzir os casos de dengue no estado e no município de Cruzeiro do Sul, que tem mantido números elevados este ano. “As crianças participantes receberam orientações em sala de aula antes de saírem às ruas para repassar as informações às famílias da comunidade”, finaliza.