Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de outubro de 2024 18:35

Projeto Vem Jogar Capoeira Camará está de volta ao município de Rodrigues Alves

869d8db7-a149-4cc6-b152-20cd17b481f1 (1) (1)

Neste domingo (17), aconteceu a aula inaugural do Projeto Vem Jogar Capoeira Camará de autoria e idealizado pelo professor e ativista social Ralph Fernandes. É um projeto artístico-cultural que existe desde o ano de 2005 com a finalidade social de proporcionar aulas gratuitas de capoeira para crianças, adolescentes e jovens do município de Rodrigues Alves.

Participaram da aula inaugural o Mestre Moreno, de Rio Branco, professores Carcará e o vereador Clerton Souza de Cruzeiro do Sul, além dos professores instrutores de capoeira Cicatriz (Lázaro) e Peruca (Leandro) de Rodrigues Alves.

Durante a programação foi realizada uma palestra, um aulão, Oficina, Workshop, Maculelê, Samba de Roda e Rodas de Capoeira.

O projeto contou com o apoio, incentivo e a parceria da Escola Pública Estadual Francisco Braga de Souza, do Grêmio Estudantil FBS, da TRANSACREANA e dos Grupos Mameluco Capoeira e Senzala.

O corpo de gestão do projeto é composto por Ralph Fernandes, que é o autor/idealizador, pelo Mestre Moreno, pelo professor instrutor Cicatriz e pela pedagoga Tamires Rocha que é secretária administrativa.

A partir desta semana, as aulas acontecerão de forma presencial na Quadra Coberta da Escola FBS nos turnos da manhã e tarde, sempre nos contraturnos dos alunos da rede municipal e estadual de ensino, três vezes por semana.

“Em suma, a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade e Rodrigues Alves como já foi referência na capoeira no vale do Juruá e do Estado do Acre pela sua potencialidade na área da arte, patrimônio material/imaterial e na cultura, certamente vai escrever um novo capítulo na vida das pessoas através da arte e da cultura rodriguesalvense e acreana”, enfatiza o professor Ralph Fernandes.