Assessor de Política Externa russo disse que líderes compartilharam posições semelhantes durante conversa em videoconferência
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou um convite do presidente da China, Xi Jinping, para visitar o país asiático no primeiro semestre deste ano, informou o Kremlin nesta quarta-feira (4), após os dois líderes terem conversado por videoconferência.
Yuri Ushakov, assessor de Política Externa do Kremlin, disse aos repórteres que a Rússia e a China agiram em conjunto e compartilharam posições semelhantes na maioria das questões.
O último encontro entre Putin e Xi Jinping aconteceu em setembro de 2025, durante a cúpula da OCS (Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai), seguido de um desfile militar que marcou o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também conversou com Xi Jinping nesta quarta-feira (4). Os líderes discutiram uma série de questões geopolíticas incluindo Taiwan, Irã e a guerra da Ucrânia, segundo uma publicação do republicano nas redes sociais.
Na publicação, Trump descreveu o tom da conversa como “excelente”. Entre os tópicos discutidos, também estava a visita de Trump à China em abril.
No fim, o líder americano elogia o relacionamento com Xi Jinping e promete resultados positivos entre as duas potências nos próximos anos.
“O relacionamento com a China, e meu relacionamento pessoal com o presidente Xi, é extremamente bom, e ambos percebemos como é importante mantê-lo assim”, escreveu Trump.
“Acredito que haverá muitos resultados positivos alcançados nos próximos três anos da minha presidência, tendo em vista o Presidente Xi e a República Popular da China”, acrescentou.