Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de dezembro de 2024 09:25

Quase três mil famílias de 12 municípios do Acre têm direito a troca de antenas parabólicas pela Siga Antenado

IMG-20240617-WA0006 (1)

O sinal da parabólica tradicional em breve será desligado, e o equipamento antigo não terá mais nenhuma utilidade. Para continuar tendo acesso aos canais da TV aberta, será preciso fazer a substituição do aparelho pela nova parabólica digital. Por meio da Siga Antenado, quase três mil acreanos dos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri e Porto Acre têm direito à troca do equipamento gratuitamente. Mais de 43 mil famílias do Acre já tiveram acesso ao benefício.

O recebimento e a instalação não têm qualquer custo para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm uma parabólica tradicional instalada e funcionando em casa.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias que se enquadram nesses dois critérios. Em todo o país, já foram instalados mais de quatro milhões de kits com a nova parabólica digital.

Canais oficiais de atendimento

Atenção: a Siga Antenado não procura as famílias para oferecer a troca da antena. São as famílias beneficiárias que precisam entrar em contato com a entidade, por meio de seus canais de atendimento, que são o site sigaantenado.com.br ou o telefone 0800 729 2404. Esse número também recebe mensagens de texto pelo WhatsApp.

O processo é simples e deve ser feito pelo próprio beneficiário. No momento do atendimento, será necessário informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se for confirmado que a família atende aos critérios para receber o benefício, poderá escolher o dia exato em que o técnico da Siga Antenado fará a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. O kit é composto por nova parabólica, receptor, cabos, controle remoto e pilhas. Todos os itens são fornecidos pela Siga, inclusive o serviço de instalação.  Os técnicos não fazem nenhum tipo de cobrança.

A mudança traz muitas vantagens às famílias que dependem atualmente da parabólica tradicional para ver televisão. A nova parabólica digital é mais moderna, pequena e oferece mais de 80 canais, incluindo os regionais, que continuarão sendo gratuitos e terão qualidade superior de imagem e som.

A recomendação é que as famílias entrem em contato com a Siga Antenado o quanto antes para evitar ficar sem o sinal de TV. Algumas emissoras já estão transmitindo sua programação apenas para a nova parabólica digital. Nos próximos meses, outras farão o mesmo.