Buscas fazem parte da ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, que apura um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos e fraudes em licitações na área da saúde
O prefeito de Mossoró (RN), Allyson Bezerra (União), foi alvo de mandado de busca e apreensão pela PF (Polícia Federal) na manhã desta terça-feira (27). Houve ação tanto na casa do parlamentar quanto na prefeitura, mas ainda não há informações se a PF encontrou algo nos endereços.


A PF fez uma apreensão de aproximadamente R$ 55 mil em dinheiro durante a operação. Tendência é que valor do balanço preliminar suba, segundo fontes ouvidas pela CNN.As buscas fazem parte da ação conjunta com a CGU (Controladoria-Geral da União), que apura um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos e fraudes em licitações na área da saúde.
As investigações apontam indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, envolvendo empresas sediadas no Rio Grande do Norte que atuavam junto a administrações municipais de diversos estados.
Auditorias identificaram falhas na execução contratual, incluindo indícios de não entrega de materiais, fornecimento inadequado e sobrepreço.
À CNN, a defesa de Bezerra enviou uma nota, assinada pelos advogados Caio Victor Barbosa e Fabrízio Feliciano, dizendo que “não há qualquer fato que vincule pessoalmente o prefeito Allyson Bezerra” ao caso.
Para eles, a medida foi deferida com base em diálogos envolvendo terceiras pessoas, “não se podendo dar mais detalhes em razão do sigilo da investigação”.
“O cumprimento da medida cautelar decorre de decisão judicial proferida em fase investigativa, sem qualquer juízo de culpa, sendo importante destacar que o prefeito Allyson Bezerra não foi afastado de suas funções e não sofreu qualquer medida pessoal restritiva”, dizia o comunicado.
Quem é Allyson Bezerra
Um dos alvos da PF, Allysson Bezerra tem 33 anos e é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde se tornou o prefeito mais jovem da história da cidade a ocupar o cargo.
O parlamentar atua como prefeito da cidade desde as eleições de 2020, quando era filiado ao Solidariedade. Na época, ele teve 65.297 votos.
Depois, migrou para o União Brasil e ganhou a reeleição em 2024, com 113.121 votos e alcançou 78,02% dos votos válidos.
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Bezerra atuou como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde.
Além do cargo público, Bezerra se formou em engenharia civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Veja fotos da operação
Leia a nota completa:
“A defesa do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, vem a público esclarecer que, na data de hoje, foi cumprido mandado judicial de busca e apreensão no âmbito de investigação.
A apuração conduzida pelas autoridades federais tem como objeto central contratos firmados entre municípios do Rio Grande do Norte e empresas de medicamentos, envolvendo fatos ocorridos em diferentes entes municipais, e não se confunde com a atuação pessoal do chefe do Poder Executivo de Mossoró.
O cumprimento da medida cautelar decorre de decisão judicial proferida em fase investigativa, sem qualquer juízo de culpa, sendo importante destacar que o prefeito Allyson Bezerra não foi afastado de suas funções e não sofreu qualquer medida pessoal restritiva.
Desde o primeiro momento, o prefeito colaborou integralmente com a diligência, franqueando acesso às informações solicitadas, em respeito às instituições e à legalidade, convicto de que a apuração técnica e imparcial dos fatos demonstrará a correção de sua conduta.
Como medida preventiva e de fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência, ainda em dezembro de 2023, o prefeito Allyson Bezerra editou o Decreto nº 6.994/2023, que tornou obrigatória a utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus como sistema oficial de controle de estoque e dispensação de medicamentos no âmbito da Prefeitura de Mossoró, além de atribuir à Controladoria Geral do Município a responsabilidade direta pela fiscalização e acompanhamento de sua correta utilização.
O prefeito Allyson Bezerra segue exercendo normalmente suas funções, com foco na gestão pública, na transparência administrativa e no interesse da população de Mossoró.
CAIO VITOR R. BARBOSA e FABRÍZIO FELICIANO
Advogados”.
*Com informações de Elijonas Maia, da CNN Brasil