Cruzeiro do Sul, Acre, 2 de novembro de 2024 15:10

Recuperação e iluminação da pista de Porto Walter permite primeiro e histórico resgate noturno por aeronave que salva vida de um bebê

resgate 00000 b900

Uma aeronave Aeromédica da Aerobran Táxi Aéreo, a serviço do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) resgatou, na noite dessa segunda-feira (21), por volta das 19:30 horas, um bebê que apresentava problemas depois de ter nascido prematuro no Hospital de Porto Walter e necessitava de tratamento mais especializado para sobreviver.

O bebê nasceu prematuro de 35 semanas e a medida que o tempo passava seu estado de saúde se agravava. No início da noite o paciente foi socorrido pela Aeronave da Sesacre e equipe médica de profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) que fizeram o resgate do paciente que foi transferido para unidade neonatal do Hospital da Mulher e da Criança (Maternidade) de Cruzeiro do Sul para ser socorrido.

A operação foi o primeiro resgate noturno no município de Porto Walter, graças a recuperação da pista do Aeródromo que conta com um sistema de iluminação inaugurados recentemente pelo governador Gladson Cameli que garantiu o salvamento da primeira vida. “Não tivesse sido resgatado o bebê não teria sobrevivido devido a gravidade da sua saúde”, informou o médico socorrista do SAMU, Dr. Wellinton Santos.

Momento histórico: Aeronave do TFD com profissionais do SAMU resgata, na noite dessa segunda-feira, bebê que nasceu prematuro e teria morrido se não tivesse sido resgatado

O gerente do Hospital de Porto Walter, Erasmo Sales, destacou que foi um momento de muita apreensão e de emoção o resgate do bebê pelos profissionais do SAMU, principalmente pelo horário. Na segunda-feira aconteceram dois resgates durante o dia de Porto Walter, além de outros em Tarauacá e a medida que o tempo passava a expectativa da chegada da aeronave crescia devido ao agravamento da situação do paciente prematuro.

“Foi emocionante a chegada da aeronave no período da noite, pois em outros tempos o paciente teria ido a óbito por falta de condição de resgate noturno. Agora, graças a recuperação total da pista e da implantação do sistema de iluminação determinada pelo governador Gladson Cameli o paciente conseguiu ser resgatado com segurança logo que o avião retornou de Tarauacá.

Médico Socorrista do SAMU, Dr. Wellington Santos

“É um novo tempo para a população de Porto Walter com a reforma da pista realizada pelo governo do Estado. Foi uma emoção e se torna um voo histórico esse primeiro voo noturno que garantiu o atendimento especializado a criança necessitada de ser removida”, enfatizou o gerente ao agradecer o empenho da equipe do SAMU e da Coordenação da Sesacre na Regional do Juruá.

O médico socorrista, Dr. Wellinton Santos, informou que o a ocorrência se deu na noite dessa segunda-feira depois que o médico do município, Dr. Leonardo, solicitou a transferência do paciente que tinha nascido prematuramente. Depois da solicitação foi pedido autorização da Sesacre para o resgate que foi feito. O bebê não teria resistido se não tivesse sido resgatado e está estável. “Agora está tudo certo com o pequeno paciente”, disse o médico.