Cruzeiro do Sul, Acre, 9 de maio de 2025 07:24

Rede CT divulga resultado das inscrições para capacitação em projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

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Das 352 organizações que foram selecionadas, 106 são da Região Norte

A Rede CT – Capacitação e Transformação anuncia os resultados das inscrições para a capacitação gratuita voltada a organizações da sociedade civil que atuam com projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A iniciativa, que visa ampliar o acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte, reafirma sua missão de descentralizar recursos e fortalecer o impacto social por meio do esporte.

Ao todo, 765 organizações se inscreveram para o ciclo 2025 da capacitação, representando a potência e a diversidade do trabalho social realizado nos territórios abrangidos. Juntas, essas instituições atendem mais de 1,7 milhão de pessoas em 257 municípios, reforçando o papel central do esporte como ferramenta de transformação social. Dessas, 352 foram selecionadas.

Na Região Norte, 106 organizações foram selecionadas para participar da capacitação promovida pela Rede CT, representando 30% do total de contempladas nesta edição. A região registrou 196 inscrições, evidenciando o interesse crescente das organizações locais em acessar a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Pará se destacou como o estado com o maior número de inscrições (71), seguido pelo Amazonas (33) e pelo Amapá (23), reforçando o protagonismo desses territórios na mobilização pelo esporte como ferramenta de transformação social.

“É muito significativo ver o protagonismo da Região Norte neste ciclo de capacitação. Historicamente, é a região com menor acesso às leis de incentivo, tanto no esporte quanto na cultura. No ano passado, foram 105 inscritos e 88 selecionados na região,números muito inferiores aos deste ano que contabilizaram 196 inscritos e 206 selecionados. É um indicativo claro de que o esporte tem sido uma ferramenta poderosa de transformação nos territórios nortistas. A Rede CT tem orgulho de apoiar esse movimento, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte e contribuindo para o fortalecimento do impacto social nas comunidades que mais precisam”, explica Gigi Favacho, gerente do Projeto CT.

Diversidade e inclusão como marcas do projeto

O perfil das organizações inscritas evidencia a abrangência e a inclusão promovidas pela Rede CT. A maior parte das iniciativas é voltada para crianças e adolescentes (693 organizações), seguida por projetos voltados a jovens (606), mulheres (514) e idosos (337).

A promoção da diversidade também se faz presente: 300 instituições atendem pessoas com deficiência, 260 atuam com a população negra, e 167 trabalham com o público LGBTQIAPN+.

Esporte como meio para a cidadania

As práticas esportivas desenvolvidas pelas organizações inscritas refletem a diversidade de modalidades nos territórios. O futebol lidera entre as atividades oferecidas, seguido por futsal, capoeira, multiesportivo, voleibol, jiu-jitsu e atletismo. Judô, karatê e basquete também estão entre as práticas mais recorrentes.

Essas ações vão além da iniciação esportiva, promovendo formação cidadã para diferentes faixas etárias e públicos em situação de vulnerabilidade.

Esse impacto só é possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06). Por meio dessa legislação, o Projeto CT se viabiliza e transforma vidas, reforçando o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

A Rede CT atua diretamente na capacitação de iniciativas para que possam acessar os benefícios da Lei, contribuindo para que mais projetos cheguem às comunidades que mais precisam.

Investimento social que gera impacto real

O Projeto CT – Capacitação e Transformação é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio fundamental de empresas comprometidas com o impacto social. Em 2025, o projeto segue com o Itaú como Patrocinador Master, reforçando uma parceria estratégica que não apenas garante recursos para a iniciativa, mas também possibilita que organizações da sociedade civil (OSCs) participem do edital do banco, ampliando ainda mais o alcance da ação. O projeto também celebra a chegada da B3 – a bolsa de valores brasileira, como nova patrocinadora, integrando esse movimento em prol do esporte como ferramenta de cidadania.

O Itaú, por meio de diferentes frentes, como a Fundação Itaú Social, tem um histórico de investimento em ações que combatem desigualdades e promovem inclusão, especialmente na educação pública e no desenvolvimento de crianças e jovens – um compromisso que se reflete também no apoio ao Projeto CT.

Sobre o Projeto CT

O Projeto CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste — especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria individualizada. Em 2025, o projeto busca ampliar ainda mais esse impacto, alcançando um número maior de representantes de organizações da sociedade civil.