A relação entre o presidente Lula e o líder americano Donald Trump melhorou, de acordo com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Ele reconheceu que o início das conversas foi conturbado, mas se disse empolgado com o momento na América Latina.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos disse hoje que a relação entre o presidente norte-americano Donald Trump e o brasileiro Lula da Silva melhorou após um início difícil.
Scott Bessent falou sobre o alívio das tensões entre os dois líderes enquanto participava por vídeo de um evento organizado pelo banco BTG Pactual em São Paulo.
“Acho que, depois de um começo conturbado, o presidente Trump e o presidente Lula estabeleceram uma boa relação. E, por isso, considero que o que está acontecendo na América Latina é extremamente empolgante”.
A autoridade americana aproveitou para criticar o ex-presidente Barack Obama, dizendo que o governo do democrata perdeu uma “oportunidade épica” ao deixar de lado países que buscavam adotar políticas alinhadas à Washington.
Outra fala do secretário que chamou a atenção foi sobre a China. De acordo com ele, a relação entre as duas superpotências está em um bom momento. Ele disse que os países são rivais, mas que querem que a rivalidade seja justa.
Lembrando que Bessent deve se reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, ainda antes da viagem de Donald Trump à China, marcada para abril.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre a data ou o local exato do encontro de Bessent com a autoridade chinesa.