Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de outubro de 2024 17:49

Reunião com escritores, leitores e demais envolvidos no âmbito literário debate sobre o I Festival Literário Cruzeirense

23cae96c-a8ca-4124-82a3-c489358f44a0 (2)

Uma Reunião com a presença de escritores, artistas, professores, diretores, leitores e demais envolvidos no âmbito literário do município, na tarde desta sexta-feira (22), no Centro de Referência em Inovações para a Educação (CRIE), debateu sobre a realização do I Festival Literário Cruzeirense que acontecerá de 1º a 11 de novembro.

O I Festival Literário Cruzeirense, que será lançado no dia 04 de outubro, numa solenidade no Centro Cultural do Juruá, um ambiente cultural e patrimonial do município, tem como objetivo geral realizar ações voltadas aos públicos infanto-juvenil, adulto, universitário e idosos no âmbito literário.

Na programação do festival estão agendados lançamentos de obras e autógrafos dos escritores cruzeirenses e do vale do Juruá e ainda um concurso de poesia e também um concurso infantil de fantasias com um desfile de personagens literárias.

Atividades com idosos em escolas da zona rural e em comunidades indígenas em parceria com instituições – UFAC, IFAC, Fundação Elias Mansour, Memorial João Mariano e o Centro Cultural do Juruá – também farão parte da programação do festival literário que terá seu encerramento no centro da cidade.

A coordenadora do I Festival Literário Cruzeirense, Flávia Vasconcelos, avaliou como muito proveitosa a reunião para organização do evento, pela presença de vários escritores e pessoas ligadas a cultura e a literatura cruzeirense.

“Nossa expectativa é das melhores e queremos com esse evento atingir um grande público de crianças, adolescentes, idosos e universitários e também divulgar a literatura cruzeirense”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Cultura, professor Aldemir Maciel, enfatizou que o festival literário era uma ideia maravilhosa que estava no plano municipal de Cultura e que agora a gestão está trazendo de fato para a sociedade  ao ressaltar a importante reunião de alinhamento para construção de ideias.

“No próximo dia 04 de outubro será o lançamento oficial do I Festival Literário Cruzeirense (FLIC), o evento acontecerá durante a toda uma semana de novembro onde a comunidade de Cruzeiro do Sul e do Juruá vai respirar literatura durante uma semana. Será um evento muito bom que vai ajudar no processo da cultura na área da literatura”, disse.

O professor doutor João Carlos, da UFAC, que tem várias obras publicadas, prestigiou o evento e o destacou como uma ideia fantástica e aproveitou para sugerir que no evento se possa homenagear personalidades ligadas a literatura.

Outro que marcou presença na reunião de organização do festival literário foi o professor doutor Marcelo Siqueira que avaliou a realização do evento como um grande plantio que dará muitos frutos num futuro bem próximo.

“Em tempos tão difíceis onde escutamos falar de violência e outras coisas ruins Cruzeiro do Sul vai se transformar na capital da literatura acreana e só temos que ficar felizes e agradecer. Isso é uma plantação, a semeadura está sendo feita agora e a colheita com certeza virá da melhor maneira possível”, disse.

O Professor Doutor do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre, Djalma Enes, que também é escritor, avalia como uma excelente oportunidade para que se possa atingir todos os públicos, alunos da educação infantil, do Fundamental e Ensino Médio e universitários.

“Vamos despertar nesses públicos o gosto pela cultura e pela literatura, interagir para despertar também o hábito de ler que estão escassos nesses tempos. Esperamos que tenha outras edições, a UFAC estará a disposição e quem participar receberá também um certificado”, afirmou.

O escritor Narcélio Generoso, um dos entusiastas do festival literário, destacou seu contentamento com a realização de evento e informou sobre a realização de um projeto literário infantil no Centro Cultural do Juruá idealizado pela desembargadora Valdirene Cordeiro que beneficiará 40 alunos.

A professora Milena, diretora da Biblioteca Padre Trindade,  informou que um escritor do município de Rodrigues Alves já manifestou interesse em participar do festival literário. O professor Nilo Castro, destacou que o acervo do Memorial João Mariano está disponível para atender os alunos e interessados.

“Temos uma outra biblioteca importante no Memorial João Mariano e quem tiver interesse em saber sobre a história da cidade seu acervo disponibiliza um grande patrimônio histórico compilado por vários jornalistas ao longo do tempo que conta a história da cidade nos jornais o Rebate e o Juruá e está disponível para os interessados”, disse.