Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de fevereiro de 2026 22:20

Rio Branco Airport cresce 19% em passageiros e reforça conectividade aérea no Norte em 2025

WILL - Aeroporto de Rio Branco (2) (1)
  • Aeroporto chegou a 507 mil passageiros ao longo do ano;
  • Foram mais de 3,5 mil voos comerciais, consolidando avanço nas operações;
  • Resultado contribui para o crescimento de 8,7% da VINCI Airports no Brasil em 2025.

Fevereiro 2026 – O Aeroporto de Rio Branco (RBR), administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, encerrou 2025 com resultados positivos, reforçando seu papel estratégico para a conectividade do Acre. O aeroporto registrou um aumento de 19% no tráfego de passageiros em relação a 2024, totalizando 507 mil pessoas atendidas ao longo do ano.

O crescimento reflete a ampliação da malha aérea e o fortalecimento da demanda por voos regionais e nacionais, impulsionado pelo retorno de operações da Azul e pela entrada do voo da LATAM para Guarulhos. Em paralelo, o aeroporto contabilizou 3.543 movimentos comerciais no período, o que representa um crescimento de 7% nas operações.

No Brasil, a VINCI Airports administra os aeroportos de Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que juntos superaram a marca de 13,1 milhões de passageiros ao longo dos 12 meses de 2025, um aumento de 8,7% em relação a 2024.

O CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Kleyton Mendes, destaca: “Os números refletem que estamos seguindo no caminho certo, contribuindo para a atração de novos voos e o crescimento de rotas, fortalecendo essas operações. Agimos sempre norteados pelo nosso propósito maior de conectar ainda mais essa região e transformar a experiência dos passageiros”.

Desempenho global da VINCI Airport   
Em escala global, em 2025, a VINCI Airports recebeu mais de 334 milhões de passageiros, o que representa um adicional de 16 milhões de viajantes em um ano (+5% em comparação com 2024). Esse forte crescimento reafirma a posição da companhia como a maior operadora privada de aeroportos do mundo e está alinhado à tendência geral de alta do tráfego aéreo.

Além dos resultados anuais, o quarto trimestre de 2025 também apresentou aumento de tráfego (+3,2%) em relação ao mesmo período de 2024, confirmando um ritmo robusto em diversas regiões.

Vários aeroportos europeus continuam a registar um crescimento muito forte, como os de Budapeste e Edimburgo, Belgrado, Porto, Londres Gatwick e Lyon.

Na América Latina e na África, vários aeroportos registraram aceleração no tráfego neste trimestre. No Brasil, Salvador da Bahia registrou recordes de tráfego no quarto trimestre, impulsionado pela expansão da GOL e pelo tráfego de longa distância apoiado pela TAP e pela Air Europa.

Sobre o Rio Branco Airport   
O Rio Branco Airport é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos no mundo, por meio do contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o Rio Branco Airport busca maior conectividade e estímulo da economia da região. Incorporando padrões operacionais globais, busca oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.

Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 14 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.