Na medição do final da tarde desta terça-feira (16), feita por homens do Corpo de Bombeiros em apoio à Defesa Civil Municipal, o Rio Juruá passou o dia em estabilidade, mas manteve um crescimento chegando à marca de 14,08 metros. A medição foi realizada no final da tarde e já ultrapassa as cotas de alerta – 11,80 metros – e de transbordamento, 13,0 metros.
O comandante do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndios Florestais (4º BEPCIF), Tenente Sanderson Ferreira, destacou sua preocupação com o nível das águas do Rio Juruá causado pelas fortes chuvas dos últimos dias ao ressaltar que a previsão é de mais chuvas nas próximas horas e dias.
“Estamos em apoio a Defesa Civil, infelizmente a previsão não é animadora pelas chuvas que estão caindo nas cabeceiras dos rios que desaguam no Juruá e a previsão é de mais enchente. O Corpo de Bombeiros está a disposição para atender todo e qualquer evento da natureza. Nossa meta principal é salvar vidas, apagar incêndios e todo tipo de ocorrência que acontecer”, destaca.
Nas informações do site da Agência Nacional de Águas (ANA) às 6:00 horas de terça-feira o nível do Rio Juruá estava 14,02 metros; às 12:00 horas, 14,04, às 15:00 horas 14,06 e às 18:00 horas, 14,08 ultrapassando a conta de transbordamento e desabrigando várias famílias que estão alojadas nas escolas da rede estadual de ensino.
Veja a entrevista do comandante do 4º BEPCIF: