Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de abril de 2024 02:24

Sarau Aquiri das Artes promove cultura no sábado dia 30 de março de 2024 em Cruzeiro do Sul

WhatsApp Image 2024-03-27 at 12.30.43 PM (1)

O evento acontecerá na Casa do Artesão, resgatando a história da casa do artesão e fomentando a economia criativa local

No próximo dia 30 de março de 2024, a partir das 17h30, a Casa do Artesão, situada no coração do Centro de Cruzeiro do Sul, será palco do Sarau Aquiri das Artes.

Artista Fiama Natacha, Idealizadora e produtora do Sarau Aquiri das Artes

O evento conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour / Fundo Estadual de Cultura – FUNCULTURA, além do apoio da Associação dos Artesãos do Vale do Juruá – Assavaj, Mandalando Flores, design Philipe Camarão e Entre Linhas Podcast.

O Sarau, que recebe o nome do rio que deu origem ao Estado do Acre, tem como objetivos a celebração da cultura local, promoção da valorização dos artistas da região, formação de público local e o fortalecimento da Casa do Artesão como um espaço de cultura com riqueza e diversidade de arte, oferecendo um evento de qualidade e de forma gratuita.

O Sarau Aquiri das Artes contará com uma variedade de manifestações artísticas, incluindo exposições de artesanato, apresentações musicais, dança, poesia, exposição fotográfica e microfone aberto para participação do público. O evento será enriquecido com a presença das talentosas artesãs Maria Nilma, Marlucia Santiago e Rosa Maria, das encantadoras cantoras Ystindai Shãwãdawa e Vanete Lima, das inspiradoras poetizas Karen Loiane, Jamie e Fabi, e exposição fotográficas do talentoso Paulo Henrique.

Esta primeira edição, realizada no mês de março em homenagem ao Dia do Artesão, comemorado dia 19 de março, busca dar visibilidade tanto aos artistas consagrados quanto aos talentos emergentes de Cruzeiro do Sul.

Ao final da primeira edição, espera-se alcançar metas como realização de outros eventos e estabelecer um espaço regular para apresentações artísticas, incluindo rodízios de artistas locais e a inclusão de atividades como capoeira e oficinas de artesanatos, além da própria comercialização de artesanatos, o aumento da visibilidade da Casa do Artesão, a valorização dos artistas locais e o fortalecimento da economia criativa na região. O Sarau Aquiri das Artes representa não apenas uma celebração da cultura local, mas também um passo importante na construção de uma comunidade mais inclusiva, criativa e vibrante.