O II Fórum Regional de Turismo do Acre, realizado em Cruzeiro do Sul pela Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Acre (Sebrae/AC) nos dias 24 e 25, teve sua abertura nesta quarta-feira (24) no auditório da Serviço Nacional do Comércio (Senac) tem na sua pauta importantes de debates e palestras sobre o turismo.
Na abertura do fórum o diretor do Sebrae, Lauro Santos, destacou que o seminário era para ter acontecido no ano passado, mas devido a pandemia foi adiado e agora está sendo realizado com o apoio das prefeituras, órgãos de Estado e entidades privadas do setor de turismo ao agradecer a presença das autoridades presentes.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o vice-governador Major Rocha, o superintendente do Banco da Amazônia, José Luiz Cordeiro, que está financiando uma pousada, presidente Conselho Estadual de Turismo de Rio Branco, o maior operador de etnias, Vitor, Ana Luiza, do Sebrae Nacional, Fábio que tem mais de 30 anos no Sebrae Amazonas.
Representantes da Marinha do Brasil, os prefeitos de Marechal Thaumaturgo, Isaac Pyanko, de Mâncio Lima, Isaac Lima e a vice-prefeita Ângela Valente Figueiredo, representante da prefeitura de Rio Branco, Luan, o vereador Elter Nóbrega, representando a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Siane.
O diretor do Sebrae Lauro Santos fez a abertura do II Fórum Regional de Turismo e deu as boas vindas a todas as autoridades presentes, aos palestrantes e aos presentes representando diversas entidades e associações profissionais.
Ao cumprimentar o diretor Lauro Santos e o vice-governador o prefeito Zequinha Lima destacou a importância do trabalho Sebrae no Acre e na região do Juruá pela iniciativa brilhante do Fórum regional do turismo que é um setor que tem uma tendência a crescer depois da pandemia sendo necessário preparar o ambiente.
O vice-governador Major Rocha, que é um grande incentivador do turismo no Estado e no vale do Juruá, com diversas idas a Serra do Divisor, agradeceu o convite feito pelo Sebrae e depois de cumprimentar as autoridades presentes destacou que entende o turismo como uma ferramenta de mudança e que Cruzeiro do Sul tem um grande potencial.
Na abertura do Fórum foi realizada uma homenagem ao empresário do turismo Argemiro Oliveira Magalhães, o Miro, proprietário da Pousada do Miro, na Serra do Divisor, implantada há mais de 30 anos que oferece hospedagem e transporte para os turistas nas visitas as cachoeiras e belezas do Parque Nacional da Serra do Divisor.
“A Pousada do Miro foi implantada em 1990, recebemos nossos turistas com muito carinho, temos boas instalações, apartamentos aconchegáveis, café da manhã e alimentação regional de qualidade, além das belezas naturais do parque e agora implantamos a internet. Convidamos todos a visitarem nossa pousada que será uma viagem maravilhosa”, enfatiza.
Miro destaca ainda que a pousada recebeu um financiamento do Banco da Amazônia para aquisição de placas solares que possibilitou a implantação da internet facilitando a comunicação. “O apoio do Sebrae tem sido fundamental, nossos barqueiros são capacitados e conhecem o trajeto e são muitas as belezas da nossa floresta e cachoeiras”, afirma.
O superintendente do Banco da Amazônia José Luiz, anunciou um financiamento à Pousada do Miro de placas solares e a pousada trocou a geração de energia de combustão por um processo de geração de energia verde que vai atender toda a necessidade da pousada e instalou a internet. “Agora o turista vai pagar sua conta pelo PIX”, disse.
José Luiz destaca que o turismo faz parte da cadeia da sustentabilidade e o Banco da Amazônia como principal banco de fomento da região que tem na sua missão de desenvolver uma Amazônia sustentável faz parte desta cadeia produtiva e financia a Pousada do Miro que é um exemplo de empreendedor por ser a porta de entrada na Serra do Divisor.
“O Banco da Amazonia investe no turismo e no agro negócio e enxerga muito potencial na região do Juruá que tem uma economia forte. Estamos presentes com as premissas de em 2022 superar os investimentos realizados em 2021 e o exemplo da Pousada do Miro mostra que estamos no caminho certo de incentivar os empreendimentos da região”, disse.

O prefeito de Mâncio Lima Isaac Lima parabeniza mais uma iniciativa do Sebrae pela realização do Fórum de Turismo um setor importante para a economia dos municípios para garantir uma economia mais sustentável pelo potencial da região e a discussão e o planejamento com apoio do Sebrae é de fundamental importância para o fortalecimento.
“Mâncio Lima é um dos municípios com maior potencial turístico da região com a Serra do Divisor que oferece muitas belezas naturais numa viagem inesquecível para o turista e está investindo também na construção de um sambódromo que vai acolher o artesanato indígena e outros artesãos que tem muita qualidade e será oferecido ao turista no retorno”, disse.
A construção da estrada para Pucalpa, que terá o município de Mâncio Lima como porta de entrada é outra expectativa que o prefeito Isaac Lima aguarda com muita esperança. “A ligação com o Peru vai proporcionar muito desenvolvimento e possibilitar um crescimento extraordinário e facilitar até o acesso ao turismo internacional”, afirma.
A vice-prefeita de Mâncio Lima, Ângela Valente Figueiredo, destaca que a prefeitura trabalha todas as áreas do turismo porque ela alavanca a economia com a geração de emprego e o município oferece o turismo ecológico e religioso e a Serra do Divisor, ponto mais ocidental do Brasil, com suas belezas naturais recebe milhares de turistas todos os anos.
“Estamos capacitando os profissionais, queremos que o turista seja recebido com segurança nos trajetos das viagens, contamos com algumas pousadas, vimos hoje o senhor Miro sendo homenageado e quero agradecer o apoio do Sebrae nessa luta de desenvolver o Estado do Acre e municípios do vale do Juruá”, disse.
Rosaldo Marques, Secretário de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Mâncio Lima, destacou que o município de Mâncio Lima se prepara para acolher da melhor maneira o turista ao ressaltar que prefeito Isaac Lima em parceria com a Marinha do Brasil e o Instituto Federal do Acre (IFAC) capacitou 37 condutores de turismo para o transporte do turista.
“Estamos preparando também a cidade no aspecto da limpeza pública e depois que a pandemia se normalizar receber cada vez mais turistas. São muitas as belezas da Serra do Divisor e o turista ao chegar vai encontrar uma floresta exuberante no local que concentra a maior biodiversidade do mundo e as mais belas cachoeiras do Acre”, disse.
Outro grande investimento da Prefeitura de Mâncio Lima é cadeia produtiva do café e a Secretaria de Turismo do município está se preparando para o turismo rural com a Rota do Café onde o turista vai visitar as plantações e degustar o sabor do café na propriedade mais um tema colocado na agenda do turismo.



