Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de junho de 2025 12:05

Covid-19 – Secretaria Municipal de Saúde retorna com blitz de fiscalização da Faixa Amarela

marcianablitz900

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia o retorno das blitz de fiscalização do decreto da Covid-19, que neste momento do combate a pandemia da Covid-19 classificou as regionais do Estado na Faixa Amarela e com isso flexibiliza o funcionamento da maioria das atividades, inclusive de bares, mas com restrições que precisam ser observadas.

A informação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, que ressalta que nesta semana as equipes de fiscalização formadas por integrantes das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Penal, Agentes de Trânsito, além de Fiscais de Tributos e servidores da própria secretaria retornaram as ruas para fazer um trabalho de orientação.

“A fiscalização das equipes das blitz da Covid ainda continuam e a partir da noite deste sábado (05) vamos intensificar novamente o trabalho no período noturno devido a aglomeração de pessoas em alguns bares porque mesmo na faixa amarela a autorização para funcionamento determina limitação de 50% e o critério não está sendo obedecido”, afirma o secretário.

Segundo o Dr. Agnaldo Lima nesta semana as equipes de fiscalização fizeram visitas aos estabelecimentos conversando e dialogando com os gerentes e a partir deste sábado o trabalho serão reiniciados com a presença das forças de segurança, tributos e saúde para que a determinação do Comitê de Acompanhamento da Covid-19 seja obedecido.

“É uma preocupação o desleixo social que acontece nos bares, mas também na própria comunidade numa forma geral.  Percebemos, por exemplo, as pessoas caminhando sem os meios de prevenção. Realmente isso nos preocupa e o que podemos fazer é intensificar as ações para evitar novamente uma mudança de faixa”, ressalta o secretário.

No Brasil em cerca de 62% dos municípios foi detectado o aumento do número de casos e com certeza a razão é a flexibilização das normas de segurança e o aumento da aglomeração. Em Cruzeiro do Sul nos últimos quatro dias, apesar das 07 altas houve admissão de 16 pacientes na clínica médica Covid o que mostra pertinente a preocupação das autoridades.