A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) inaugurou em Cruzeiro do Sul, na tarde da última sexta-feira (01), o Escritório de Apoio ao Desenvolvimento, em parceria com a Agência de Negócios do Acre (ANAC) para garantir atendimento aos micro, pequenos e grandes empresários dos setores da indústria, comércio e serviços.
O Escritório de Apoio ao Desenvolvimento, que está instalado no térreo do Teatro dos Náuas, vai oferecer apoio aos empresários do Juruá na execução dos Programas de Compras Governamentais (Comprac), PECGERAC – Reage Indústria, Protagonismo Colaborativo, Polo Digital, ENAC e Sistema Nacional de Emprego (SINE).

O Secretário Assurbanipal Mesquita prestigiou o evento e destacou que o novo espaço da SEICT em Cruzeiro do Sul representa uma presença mais próxima do governo do Estado junto ao setor empresarial da região com a execução de programas que podem alavancar os negócios e tem uma equipe capacitada para atender os empresários nas suas demandas.
“São programas criados para alavancar os negócios. Agora, com um Escritório Local bem localizado, antes funcionava no Polo Moveleiro que era local de difícil acesso, disponibilizamos uma equipe capacitada para atender as demandas das empresas da região para facilitar o acesso aos programas de governo que tem o objetivo principal de gerar empregos”, disse.
Assurbanipal destacou na ocasião o programa Comprac que já garantiu a aquisição pelo governo do Estado de uniformes escolares alavancando, por exemplo, o setor de malharias, além da indústria de construção civil, cerâmica, pré-moldados, movelaria que já participam do programa, além dos demais programas.
“No Comprac para a compra de uniformes escolares 30 empresas do Estado se credenciaram e foram beneficiadas de acordo com seu potencial. A vantagem é que a demanda é grande, compra de 150 mil uniformes e o importante é que todos estão trabalhando, caso tivesse tido uma licitação poderia ter sido vencida por uma empresa de fora”, enfatiza.

O secretário aproveitou também para apresentar a equipe – Irlândio, Rose, Vinícius, os técnicos Tatiane e Elivelton, coordenada pelo gestor de Políticas Públicas, Alcy Costa, que estarão a disposição das categorias para tirar as dúvidas e a implementação dos diversos programas disponíveis para fomentar os investimentos nos diversos setores que garantem inclusive benefícios as empresas locais.

A empresária Lania, do setor de malharias, parabenizou o governador Gladson Cameli pela implementação do Programa de Compras Governamentais (Comprac) que tem beneficiado a classe na confecção de uniformes escolares e garantido a participação de quatro malharias que geram empregos na região.
“Abracei e acreditei no programa desde o início, quando se fala em vender para o governo ainda tem um descrédito, mas estamos trabalhando em segundo turno, as vezes inclusive no período da noite com a geração de 14 funcionários diretos o que gera renda. Essa confiança do governo tem que existir para que esse programa não acabe. Na mesa licitação é uma briga e fica ruim pelo menor preço e no Comprac o governo paga um preço justo”, avalia.

O empresário Assem Cameli, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECZS), ressaltou que o SINE tem que ser mais divulgado e seu propósito na entidade na sua gestão foi a oferta de empregos. “Agora, vai ter mais facilidade com a implantação desse escritório num local mais acessível e a oferta desses programas”, disse.

Tarcísio Barbary, presidente do Sindicato Patronal Rural, parabenizou a iniciativa da SEICT ao destacar principalmente o Comprac que já beneficia os micro e pequenos empresários. “Essa é uma grande iniciativa do governador Gladson Cameli que agora une e integra as federações e entidades e garante participação nas compras governamentais”, disse.

O representante do Gabinete do governador, Francisco Gomes (Chico Gatão) destacou que a implantação do escritório mostra uma presença maior do governo na região. “Uma das brigas que temos na região é fazer entender que o empresariado e os demais segmentos também integram o Acre e com essa ação da SEICT e demais órgãos vamos garantir muitas melhorias”, disse.
Chico Gatão citou como exemplo a recente implantação da internet na comunidade do Rio Crôa, através da articulação e ação de várias secretarias do estado unidas que resolveu uma demanda importante. “Agora, com o escritório na cidade e com uma equipe as coisas ficam mais facilitadas e quem ganha é a população”, ressalta.

Janaína Terças, coordenadora da Federação da Indústria do Acre (FIEAC) no Juruá, destacou e parabenizou a iniciativa da SEICT ao destacar o Comprac que garante a participação dos empresários da região nas compras do governo do Estado. “Um exemplo é que malharias e as indústrias da região agora tem demanda nas compras do governo do Estado”, disse.