Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de julho de 2025 09:05

Selva! C. Fron Juruá/6º BIS Troca de Comando em formatura com a presença do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

bis formatura trocadecomandoooooo900

Desde a noite desta terça-feira (21) o Comando de Fronteira Juruá /61º Batalhão de Infantaria de Selva (C. Fron Juruá/61º BIS) tem novo comandante. Com a presença do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho foi realizada a solenidade e Passagem de Comando do Coronel de Infantaria Carlos Eduardo Demétrio dos Santos para o Tenente Coronel de Infantaria Wildson Pereira Santos.

A Passagem de Comando iniciou com o descerramento do retrato do Comandante substituído realizada da Sala do Comandante do C. Fron Juruá/61º BIS com a presença do Comandante da 17ª Brigada, do Coronel Carlos Eduardo, homenageado da solenidade, do novo Comandante, das esposas Sandra e Carina, filhos e filhas e de autoridades convidadas representando a Polícia Militar do Acre, do Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil, Aeronáutica e também a imprensa.

A placa da fotografia da Galeria de Honra dos Comandantes foi descerrada pelo homenageado, sua esposa e filho e filha, depois do discurso do novo Comandante que enalteceu o trabalho realizado pelo Coronel Carlos Eduardo no C. Fron Juruá/61º BIS. O Comandante da 17ª Brigada entregou o Distintivo de Comando e cartão de congratulações e depois uma lembrança, réplica da 17ª Brigada. O Coronel Carlos Eduardo recebeu também a Bandeira Insígnia do Batalhão.

 

 

As esposas, Sandra, do Tenente Coronel Wildson e Carina, do Coronel Carlos Eduardo, trocaram lembranças num gesto de despedida e de boas-vindas.

Em seguida foi realizada no Pátio do Quartel do C. Fron Juruá/61º BIS a solenidade de troca de Comando com a presença de convidados, servidores civis, militares da Reserva, familiares e autoridades que foram representadas no palanque oficial pelo vereador Franciney Freitas, presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, dos comandantes do Corpo de Bombeiros, do Destacamento da Aeronáutica e da Marinha do Brasil.

Novo comandante, Tenente Coronel Wildson Santos, destaca boa receptividade e deseja sucesso na nova Missão do Coronel Carlos Eduardo que inclui curso na República da China
Entrega Distintivo de Comando

Na presença do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria, do Comandante do C. Fron Juruá/61º BIS, Coronel Carlos Eduardo e do novo comandante Tenente Coronel Wildson Santos e do Batalhão, todos de máscaras, foi iniciada a solenidade com a execução da Oração do Guerreiro de Selva, pelo 1º Tenente Vilela, da 1ª Companhia de Fuzileiros, cultuando o espírito do Guerreiro de Selva, num dos momentos marcantes nas solenidades da unidade militar.

Oração do Guerreiro de Selva 

O Hino Nacional brasileiro foi executado pela Banda de Música do C. Fron Juruá/61º BIS e cantado pelo Batalhão e pelos presentes e em seguida o Comandante a ser substituído fez seu discurso de despedida, carregado de muita emoção.

Momento de emoção no discurso de despedida

Dando continuidade o Comandante da 17ª Brigada, General de Infantaria Jorge Augusto fez a leitora da Referência Elogiosa concedida ao Coronel Carlos Eduardo pelos dois anos no Comando da Unidade Militar.

 

 

Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho fez a leitura da Referência Elogiosa

A leitura do Curriculum Vitae do Tenente Coronel Wildson Santos, que assumiu o Comando na solenidade, feita pelo sargento Antunes, que também será transferido para Brasília, foi a etapa seguinte da solenidade que teve ainda a entrega e assunção do Comando, ato solene comandado pelo Comandante da 17ª Brigada em local de destaque da formatura onde o Coronel Carlos Eduardo entregou e o Tenente Coronel Wildson Santos recebeu o Comando do C. Fron Juruá.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa em continência ao novo Comandante iniciado pela Banda de Música, regida pelo Sub Tenente Bomfada, Estado Maior do C. Fron Juruá/61º BIS, comandado pelo Tenente Coronel Kenzo, Pelotão de Guarda da Bandeira Nacional, 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, Pelotão da Saúde, Pelotão Administrativo, Companhia de Combate e Apoio, 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva e o desfile motorizado.