As contas do senador eleito Alan Rick (União Brasil-AC) nas redes sociais Instagram e Twitter foram retidas depois que ele fez uma postagem na qual avaliava como “manifestações pacíficas” os atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília com a invasão dos prédios públicos do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A invasão de depredação do patrimônio público foi feita por manifestantes que chegaram à Brasília de ônibus nos dias que antecederam ao grave crime que não aceitaram o resultado da eleição de 2022 que elegeu o presidente Lula. Jair Bolsonaro foi derrotado e seus seguidores iniciaram uma campanha de desmoralização do pleito.
Veja a postagem do senador eleito:
Os seguidores do senador eleito tentavam acessar a conta dele no Twitter e ela aparecia como retida “em resposta a uma demanda legal”. No Instagram a mensagem é: “usuário não encontrado. É possível ainda acessar o perfil de Alan Rick no Facebook. A conta é “retida” em casos que envolvem a legislação do local da conta ou publicação de tuíte. A informação da retenção das contas senador acreano eleito determinada pelo STF circula nas redes sociais.
A assessoria do senador emitiu Nota para informar que sua conta no Instagram não foi deletada. O que ocorreu, segundo a nota, foi ‘instabilidade na plataforma que está dificultando o acesso às publicações do perfil dele’. Mas, na verdade as contas foram retidas por determinação do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Alexandre Moraes.