Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de março de 2025 15:47

Dor e emoção na pandemia – Filha homenageia profissionais de saúde

homenagem 1

“Ser bem tratada no meio de uma angústia não tem preço”, diz filha de paciente ao homenagear com uma rosa profissionais de saúde que cuidaram do pai que infelizmente morreu

Alguns profissionais de saúde do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul receberam, neste sábado (21), o presente de uma rosa enviada pelos familiares de um paciente de Tarauacá, Senhor Aurismar, que foi internado com a Covid-19 e mesmo com o empenho da equipe médica não resistiu.

A filha Audeneide, sensibilizada com o carinho recebido dos funcionários da unidade, enviou através de uma floricultura da cidade, rosas para os funcionários que lhe atenderam. A autora da homenagem mora em Rio Branco e pela primeira vez esteve em Cruzeiro do Sul na doença do pai.

Depois de acometido pela doença o pai foi removido para o Hospital de Campanha. Ela não conhecia nada e nem ninguém na cidade, mas foi muito bem atendida por todas as pessoas, desde a camareira, a dona do hotel e os profissionais da UTI, da Enfermagem, da recepção e serviço de limpeza.

“O motivo de fazer a homenagem aos profissionais de saúde, mesmo que meu pai não conseguiu sobreviver foi muita a gratidão. Nos momentos de angústia que passei, percebi em cada detalhe, que Deus estava colocando naquele momento anjos na vida e não me deixou desamparada”, destaca.

Audeneide lembra alguns nomes, Alceu, da recepção, Roney, enfermeira Fabiola, a quem diz não ter palavras para agradecer. A família depois do falecimento do pai escolheu uma floricultura da cidade para encaminhar uma rosa para cada pessoa que a atendeu pela dedicação.

“Eles me apoiaram em todos os momentos, me apoiaram e depois choraram comigo. Percebi o sofrimento deles junto com as famílias dos pacientes. Tenho muita gratidão pela competência e presteza dos profissionais de saúde do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul”, disse.

Um dos homenageados foi o motorista da unidade do SAMU, Aciraldo, que neste período da pandemia, desde junho do ano passado ajuda no Hospital de Campanha, como técnico de Enfermagem, onde tira plantão na Clínica Covid. Ele não lembra da filha do paciente que fez a homenagem tantas são as pessoas que atende.

Aciraldo é motorista do SAMU e trabalha na Clínica Covid como técnico de Enfermagem

“Atendemos todas as pessoas da melhor maneira possível, são momentos de muita tensão, onde as pessoas lutam pela vida. O que fazemos não é nada difícil, tratamos todos como seres humanos, como se fossem da nossa família”, explica o técnico de enfermagem.

Aciraldo se emocionou com a homenagem, que não esperava, ao destacar sua satisfação quando percebe no olhar dos pacientes a gratidão vinda de pessoas que estão passando momentos de grande dificuldade por conta até da morte de parentes.

“Para nós, técnicos, enfermeiros e os médicos essa gratidão expressada é um combustível. Receber esse reconhecimento, através de um gesto simples da entrega de uma flor e um sorriso não tem preço, principalmente quando os pacientes recebem alta médica”, afirma.

Gerente da Unidade do SAMU, Hilário Thaumaturgo, compartilhou a emoção do colega

O gerente Administrativo do SAMU, Hilário Castro, neste último sábado, esteve na Unidade para acompanhar o trabalho de resgate de pacientes, se emocionou em ver a felicidade do profissional homenageado e decidiu compartilhar o sentimento de alegria e felicidade.

“O Aciraldo é um profissional exemplar e estava muito feliz com aquela rosa na mão. Tenho mais de 10 anos no SAMU e não tinha visto uma emoção tão grande. Mesmo o pai indo a óbito a filha agradeceu o bom atendimento recebido e mandou uma rosa para todos que a atenderam”, disse.

A enfermeira Fabiola, lembrada pela filha, também se emociona com a homenagem

A enfermeira Fabíola também se emocionou com a homenagem. “Ela nos trouxe várias flores. Mesmo após  ter perdido seu pai, ela nos trouxe essas flores como forma de agradecimento pelos cuidados e atendimento que ele e ela receberam dos profissionais de saúde”, destaca a enfermeira.