Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de novembro de 2025 05:00

Servidor do Incra e aeromodelista Altemir de Melo Maia encerra jornada terrena com louvor e recebe homenagem dos amigos

Jean, Altemir e Jefferson apaixonados pelo aeromodelismo: saudades eternas

Depois de cinco meses de luta pela recuperação da saúde e pela vida, batalha perdida para a doença e pela vontade de Deus foi sepultado, na manhã desta terça-feira (15), o funcionário público federal da Unidade local do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Altemir de Melo Maia, 59 anos, que faleceu em Rio Branco nesta segunda-feira (13).

Altemir se encontrava em Rio Branco, desde o mês de outubro do ano passado, acompanhado do filho e da esposa em tratamento na Fundação Hospitalar do Acre, depois de descobrir em exames nódulos. Apesar do tratamento ter tido resultados positivo no seu início ele teve complicações e foi a óbito deixando enlutada sua esposa Alessandra, os filhos Jefferson, Jean, Jéssica, familiares e amigos.

Cidadão exemplar Altemir foi um jovem que nasceu e cresceu no bairro do Morro da Glória, onde estudou e depois se profissionalizou na área de desenhista, iniciando sua vida profissional como aprendiz na Seção Técnica do 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC), unidade do Exército Brasileiro que profissionalizou muitos jovens cruzeirenses para o mercado de trabalho.

Altemir com a esposa Alessandra, seu grande apoio junto com os filhos na luta pela vida

Bom filho, bom pai, bom esposo, Altemir tinha como hobby o aeromodelismo e era um dos integrantes e fundador da Associação Juruaense de Aeromodelismo e Paramotor (AJAP) atividade em que ele se realizava e fazia junto com os filhos Jean e Jefferson. Ele também era construtor de aeronaves. Nos solidarizamos a família enlutada e pedimos à Deus que conforte a todos nesse momento de dor.

Homem família

Aeromodelismo, uma grande paixão na sua vida

Seu colega de trabalho por muitos anos, o servidor aposentado do Incra, Sebastião do Monte, deixa sua homenagem para Altemir:

ALTEMIR DE MELO MAIA SERVIDOR DO INCRA NOS DEIXOU

Altemir de Melo Maia servidor do INCRA foi para mim este sujeito! Veja:

Do fundo do meu coração apresento meus sentimentos a familial biológica e também a família dos servidores do INCRA a qual ele fez parte desempenhando suas funções; primeiro como desenhista e depois como calculistas.

Nossa história de vida começou no ano de 1977 quando ele ainda menor de idade, eu acho, já não tenho certeza, começou trabalhar como aprendiz na Seção Técnica do 7º BEC onde eu já trabalhava como projetistas e topógrafo de estradas.

Mais a frente, por volta do ano de 1980, Quando Altemir já era um desenhista de gabarito voltamos a ser colegas de trabalho no INCRA onde, com o passar dos anos, à medida que as demandas do trabalho aumentavam tornou-se difícil para eu desempenhar as atividades de topógrafo, calculista e outras que às vezes me cabia desempenha. Então coube a ele a função de responsável pelos cálculos de topografia da UAJ (Unidade Avançada do Alto Juruá) o que fez com responsabilidade e competência.

Foi um servidor responsável, competente, zeloso com os assuntos do trabalho e, pelo que sabemos foi um bom chefe de família.

Por tudo isso e por tudo de bom que fez, só me resta mais uma vez desejar forças para a família e pedir a Deus que o receba em sua Eterna Glória.

Vai em paz meu amigo.

Sebastião do Monte Souza.

A Associação Juruaense de Aeromodelismo e Paramotor (AJAP) resgistra sua homenagem ao amido querido de longas datas que encerra sua jornada terrena: