Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de outubro de 2024 21:04

Sesacre realiza mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Juruá

mutirão1 (1)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou, no último sábado (10), um mutirão de cirurgias ortopédicas, específicas de joelho, através de uma equipe médica do Hospital Regional do Juruá que atenderá em três dias cerca de 23 pacientes cadastrados no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), avaliados pela equipe médica na semana anterior.

A Sesacre fez um contrato com a Associação Nossa Senhora da Saúde (Ansau), gestora do Hospital Regional do Juruá, para a realização do mutirão que inicia na especialidade Ortopedia com cirurgias de reconstrução de ligamentos do joelho e vai continuar com atendimentos de Neurologia que serão iniciados neste de 20 de setembro.

A coordenadora da Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá/Envira, Catiane Rodrigues, destacou que o objetivo do governo do Estado é viabilizar para a população cruzeirense e da região serviços específicos de ortopedia para suprir a demanda local e que neste mutirão inicial os procedimentos estão sendo realizados durante três dias no Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Juruá.

“Com esses atendimentos evitamos que o paciente tenha que viajar para Rio Branco para ser atendido. Pacientes dos outros municípios da regional do Juruá/Tarauacá/Envira também serão atendidos no Hospital Regional do Juruá que atenderá ainda pacientes de Guajará que estão na espera na fila do TFD”, disse.

O médico cirurgião-ortopédico, Dr. Daniel Oliveira, destacou que esse tipo de cirurgia ainda não tinha na região, mas pela grande demanda por conta de acidentes com motocicletas e na área esportiva (futebol) está sendo iniciado, mas normalmente existe um grande número de traumas que são atendidos pelos profissionais do Hospital Regional do Juruá, que tem operado muitos pacientes.

“Apenas quando o trauma necessita de uma cirurgia com estrutura mais especializada os pacientes precisam se deslocar para Rio Branco. Ainda não tinha na região esse tipo de cirurgia, mas depois desse mutirão vamos dar continuidade para suprir a demanda num investimento e parceria do governo do Estado para melhorar a saúde do povo do vale do Juruá”, disse.