Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de julho de 2025 21:05

Sessão Solene comemora Dia Municipal do Jornalista de Cruzeiro do Sul, 13 de Maio, em homenagem a João Mariano da Silva

João Mariano Capa (1)

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou, na noite desta quinta-feira (12), Sessão Solene comemorativa ao Dia Municipal do Jornalista, que teve origem num projeto de lei do ex-vereador Osmar Ferreira da Silva (Marito) que estabeleceu a homenagem na data de 13 de maio dia do nascimento do jornalista João Mariano.

A sessão foi proposta pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas, para homenagear os jornalistas em atividade no município de Cruzeiro do Sul, de acordo com Emenda do ex-vereador José Amauri Barbosa (Sinhor) que criou a Medalha do Mérito Legislativo ao Jornalismo.

A abertura da Sessão Solene, como de costume em todas as sessões do parlamento, teve início com uma oração. O professor Nilo Castro, um dos componentes da equipe do Memorial João Mariano, foi convidado pelo presidente Franciney Freitas para fazer o momento de reflexão e pedir as bençãos de Deus para os trabalhos legislativos.

Depois de Hino de Cruzeiro do Sul o presidente fez a abertura da sessão solene e depois de cumprimentar os vereadores presentes, Clerton Souza, vice-presidente, Cristiano Rodrigues, Zaldo Mototáxi, Altemar da Santa Rosa, Gilmar da Saúde, Antonio Cosmo, Márcio da Farinha, Mazinho da BR, Leandro Cândido e João Keleu.

Prestigiaram a sessão solene comemorativa ao Dia Municipal do Jornalista a professora Gisalda Mariano, filha do homenageado João Mariano, sua filha Plácida Cameli, o empresário Assem Cameli, o professor Nilo Castro, o professor Dr. Marcelo Siqueira, além de familiares e jornalistas das empresas de comunicação do município.

Na abertura da sessão solene o presidente Franciney Freitas facultou a palavra a professora Gisalda Mariano, que sempre cultuou a memória do pai João Mariano e cuidou do arquivo com as edições dos jornais o Rebate e o Juruá que agora foram restaurados e digitalizados num trabalho coordenado pelo neto, o Irmão Marista João Gutemberg.

O professor Marcelo Siqueira destacou que foi uma honra ter sido convidado pelo professor Nilo Castro para falar algumas palavras sobre a vida do saudoso jornalista João Mariano.

Em seguida foi realizada a exibição de dois vídeos do Memorial João Mariano sobre o histórico dos jornais O Rebate e o Juruá que criaram uma cultura jornalística no município. As edições digitalizadas dos jornais estão disponíveis para conhecimento da população numa exposição no Shopping Copacabana.

Os jornalistas contemplados com a Medalha do Mérito Legislativo ao jornalismo, escolhidos pelos vereadores, foram agraciados e receberam a medalha das mãos de cada um que os indicou:

O presidente Franciney Freitas, indicou a jornalista Dayana Maia

O vice-presidente Clerton Souza, indicou o jornalista Paulo Amorim Medalha recebida pelo filho, o engenheiro civil Bruno Lima  

O vereador Zaldo Mototáxi indicou o jornalista João Dias

O vereador Altemar da Santa Rosa indicou o jornalista Nonato Costa

O vereador Antônio Cosmo indicou a jornalista Vanisia Nery

O vereador Márcio da Farinha indicou o jornalista Francisco Gomes (Chico Gatão)

O vereador Mazinho da BR indicou o jornalista Francisco Melo (Chico Melo)

O vereador Leandro Cândido indicou o jornalista Willian Richard

O vereador Gilmar da Saúde indicou o jornalista Adelcimar Carvalho  

O vereador João Keleu o jornalista Gledson Albano

 

 

 

 

 

O vereador Betão da BR indicou o jornalista Elson Costa

O vereador Noeca indicou o jornalista Erisney Mesquita e o vereador Cristiano Rodrigues indicou o jornalista José Hallif   

Jornalista e cinegrafista João Dias, presidente da Ascovaj

O presidente da Associação dos Comunicadores do Vale do Juruá (Ascovaj), jornalista cinegrafista dos mais experientes, João Dias, que faz um trabalho de organização da categoria, usou a tribuna da Câmara Municipal para saudar os vereadores e os colegas jornalistas.

“Primeiro agradecer a Deus por este momento, já era para ter sido a terceira edição da Medalha Legislativa, que era para ter sido lançada, mas, infelizmente, devido a pandemia nao pode ser concretizado. Esse é um projeto de lei do ex-vereador Marito que aprovou a lei que criou o Dia Municipal do Jornalista e o vereador Sinhor apresentou uma emenda para criar a Medalha do Mérito Legislativo”, disse.

João Dia destacou que a Ascovaj tem abrangência de Feijó a Marechal Thaumaturgo e já tem feito algumas ações em benefício da classe. “Assistindo esses vídeo fiquei pensando nesse quadro onde estavam todas as letrinhas para ele fazer o jornal. Como uma pessoa tinha tanta paciência de montar esses jornais que vocês letra por letra. É uma inspiração para nós e para os jornalistas mais críticos quero falar que possam ter mais cuidado na hora de fazer uma reportagem, vou ter oportunidade ainda de falar, sei que não surte muito efeito para ver se a pessoa se toca”, disse.

O presidente destacou a fala do professor Marcelo Siqueira sobre o Prêmio de Jornalismo João Mariano. “Quero neste momento lançar o Prêmio João Mariano, para no mês de dezembro fazermos a primeira edição com premiação para os jornalista. João Mariano fez e está fazendo a história dele e nós estamos fazendo a nossa. Agradeço ao presidente e todos vereadores por essa sessão solene” disse.

O jornalista Nonato Costa usou a tribuna para destacar e agradecer a Mesa Diretora pela sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Jornalista.

“Cumprimento o senhor presidente da Mesa e os demais vereadores, com uma saudação de forma especial a senhora Gisalda Mariano, por tudo e pela história que ela representa a família do saudoso jornalista João Mariano. Costumo dizer que não existe democracia sem uma imprensa livre e hoje em Cruzeiro do Sul respiramos essa democracia plena onde se pode fazer o trabalho sem o patrulhamento ideológico tão comum no período da ditadura militar. Em nome dos nossos colegas quero agradecer aos 14 vereadores dessa legislatura, não podemos deixar de lembrar dos vereadores Marito e Sinhor que materializaram essa homenagem. Costumo dizer que a imprensa nem sempre tem o reconhecimento devido, muitas vezes somos injustiçados e incompreendidos. O João Dias em suas palavras falou sobre a vontade de dizer para alguns jornalistas para ter mais cuidado com suas matérias. Na verdade uma mentira espalhada jamais será reparada e quanta honras já foram extirpadas na nossa cidade e no nosso país pela vontade do jornalista tentar denegrir a imagem de alguém. É preciso ter cuidado e ser criterioso, digo que o jornalista é como o investigador, mas precisa ouvir os dois lados envolvidos. É uma honra receber essa homenagem, a Câmara Municipal está de parabéns, antes não era assim e não tinha esse reconhecimento. A vida do jornalista não é fácil porque não tem salários condizentes e espero que outras homenagens sejam feitas enquanto a pessoa está vida porque a póstuma é para os familiares. Lembro que precisamos fazer uma homenagem especial ao saudoso Orsetti Gomes do Vale, fundador e diretor da Rádio A Voz dos Náuas. Ao vereador Altemar, em particular, minha gratidão e reconhecimento pela indicação e pelo seu trabalho. Um abraço para todos.

O jornalista Chico Melo usou a tribuna para agradecer a todos os vereadores e destacar o trabalho de preservação da memória. “Considero a Câmara Municipal o parlamento mais importante do país e agradeço a todos os vereadores pela homenagem. Ser jornalista não é fácil, tenho uma honra de ter sido convidado por um amigo, João Dias, que mais tarde se tornaria meu compadre e entrei para substituir outro amigo, Chico Gatão, que fazia o programa Disque Mania na Rádio Verdes Florestas. Tive a honra de trabalhar e ter aprendido muito com Mariano Maciel, Nonato Costa, Capitão Mário, Pedrinho Gomes, a família Gomes tem o bichinho da comunicação no sangue. Ser jornalista é ter a percepção da realidade, somos incompreendidos até dentro da família, mas precisamos retratar os acontecimentos com muita responsabilidade, apesar de antes de mais nada ele fazer parte dessa sociedade. Não vivemos em marte e nos encontramos todos os dias. O jornalista tem que retratar com responsabilidade e fidelidade para não ferir. Escutei de uma pessoa que o jornalista bom é o que tem processos, mas avalio que esse é o irresponsável porque vai ter que responder e ser julgado na frente de um juiz. Em 31 anos de profissão nunca peguei um processo porque preservo o que precisa ser preservado. A audiência não pode ser o fundamento, porque somos seres humanos, amigos e antes de mais dizer que essa responsabilidade tem que fazer mais parte da gente. Quero agradecer ao vereador Mazinho, amigo de muitas datas e os vereadores são como jornalistas que tem que escutar muita coisa. Quero parabenizar a dona Gisalda, Plácida e Assem que fazem esse trabalho de preservar essa memória”.

O jornalista Elson Costa destacou o momento importante da homenagem aos jornalistas cruzeirenses e a memória do saudoso João Mariano ao agradecer os vereadores pela sessão solene “A profissão de comunicador é uma missão de escolha, quero ser grato a família da dona Gisalda, minha madrinha e o nome de João Mariano, como diz sempre sua filha, está vivo”, disse.

A jornalista Daiana Maia usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o trabalho dos parlamentares, em especial do presidente Franciney Freitas que lhe concedeu a homenagem e saudar os jornalistas pela data simbólica de 13 de maio que relembra o saudoso João Mariano.  Na conclusão de sua fala, que não saiu no áudio, a jornalista parafraseou as palavras de uma música do grande poeta, João Nogueira.

“Quero parafrasear as palavras de um grande poeta, João Nogueira, hoje lindamente cantada pelo seu filho Diogo Nogueira, que na canção Além do Espelho fala: toda imagem no espelho refletida tem mil faces que o tempo ali prendeu, tem qualquer coisa repetida, um pedaço de quem nos concebeu, a missão que meu pai já foi cumprida, vou cumprir a missão que Deus me deu, se meu pai foi espelho nessa vida, quero ser para o meu filho espelho seu, a vida é sempre uma missão, a morte uma ilusão, só sabe quem viveu, pois quando o espelho é bom ninguém jamais morreu e o meu maior medo é o espelho se quebrar”, disse a o agradecer a presença da sua mãe e sua filha. “Ali estão presentes os princípios que recebi e que transmitirei até o último dia da minha vida”, disse.

O jornalista Chico Gatão agradeceu pela homenagem: “Meus amigos essa sessão solene é uma demonstração de que não existe lados opostos. Como o Nonato Costa disse teve um tempo que existia um cavalo de batalha por conta de algumas pessoas que se passavam por jornalistas e comunicadores, criavam blogs e situações que feriam a imagem das pessoas e um ambiente de desrespeito onde parecia que a imprensa estava para massacrar os vereadores que não respeitavam a imprensa por conta das pessoas que não tinha a percepção, falada pelo Chico Melo, que não sabiam como colocar a mensagem. A crítica é sempre bem vinda, trabalhamos com diferentes opiniões e alguns momentos pode parecer que se está em posições diferentes, mas estamos do mesmo lado. Os vereadores lutando pela população são os primeiros parachoques da população, lugar onde o povo procura primeiro para pedir um remédio, uma cesta básica. Graças a Deus são coisas superadas, temos um trabalho que valoriza o trabalho da Câmara e os vereadores de reconhecer o valor da imprensa. A Câmara é conhecida como a Casa do Povo, os vereadores representam o sentimento e segmentos da população e trazem o anseio da população. Reconheço e respeito todos os senhores, tenho procurado fazer um trabalho de ponte na Assessoria do governo do Estado para atender na ponta quem mais precisa por ser esse o fundamento da política. O governador Gladson Cameli é bem intencionado, ele trabalha com amor e vejo esse amor também nos vereadores. Espero que tenhamos uma distância menor do que se fala para o que se faz.”, disse.

Em nome dos vereadores o vereador Gilmar da Saúde homenageou os profissionais da imprensa de Cruzeiro do Sul e destacou a importância da memória ao saudoso jornalista João Mariano, pioneiro da comunicação no vale do Juruá.

Presidente da Associação dos Comunicadores do Vale do Juruá (Ascovaj), João Dias, ao lado do quadro de João Mariano, merece aplausos pelo trabalho em prol da categoria

O mais importante jornalista de todos os tempos do vale do Juruá João Mariano por seus feitos como diretor, editor e proprietários dos Jornais O Rebate, fundado por Antônio Magalhães, que circulou pela primeira vez em 19 de junho de 1921 e o Juruá, fundado por ele mesmo em 31 de janeiro de 1953, se torna também o mais destacado do Acre.