A Sicoob Credisul participou dos dias 25 a 30 de agosto, da Semana do Cooperativismo, promovida pelo Instituto Sicoob, mobilizando cidades do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia com uma série de ações voltadas à comunidade. A programação reuniu consultorias financeiras, atividades recreativas, atendimentos de saúde, palestras de educação financeira, contação de histórias e encontros de fortalecimento comunitário, encerrando-se no sábado, 30, com o Dia C – Dia de Cooperar. Todas as iniciativas contaram com a participação de Voluntários Transformadores, outras cooperativas e parceiros.
Em Vilhena (RO), o Dia C foi realizado no Parque Ecológico, um espaço público escolhido para democratizar ainda mais a ação. O local se transformou em ponto de encontro para as famílias, que participaram de gincanas, clínicas financeiras, orientações jurídicas e cidadãs, aferição de pressão e glicemia, além de atendimentos de nutrição, fisioterapia e saúde bucal. As crianças aproveitaram pipoca, algodão-doce e diversas brincadeiras. A iniciativa foi realizada em parceria com a Faculdade Favoo e contou com o apoio da Unimed, Sest Senat, CTR, Garden Decorações, ProEventos e IFRO.
Em Porto Velho (RO), o Circuito Praça Criativa levou música, apresentações circenses, atividades recreativas e serviços de saúde e cidadania. A ação foi promovida em conjunto com outras cooperativas do Sicoob, Ministério da Cultura e o projeto Krie +.
Em Pimenteiras do Oeste (RO), a mobilização aconteceu dentro do evento Agosto Verde, em parceria com a Prefeitura. Já em Nova Mutum (MT), as ações do Dia C foram realizadas nos dias 29 e 30, integradas à Feira da Agricultura Familiar, com consultorias financeiras e apoio aos produtores locais.
No município de Humaitá (AM), a programação trouxe atividades educativas e de cidadania, aproximando ainda mais a população dos princípios do cooperativismo.
Celebrado em todo o país, o Dia de Cooperar reúne cooperativas e voluntários em ações que estimulam a solidariedade e fortalecem o vínculo comunitário. Neste ano, a Semana do Cooperativismo trouxe o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, alinhado ao reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.