O simulador de capotamento, equipamento que foi um dos grandes destaques do estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Ac) na Expoacre de Rio Branco, já está sendo instalado e será a grande atração a partir desta segunda-noite da Expoacre Juruá no estande do Detran/AC.
O equipamento é um instrumento de promoção à educação para o trânsito, principalmente para enfatizar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança que ainda é negligenciado por muitos condutores e passageiros de veículos automotores falha que pode ser fatal no caso de parada brusca, desvio repentino ou capotamento.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, que está em Cruzeiro do Sul acompanhada do diretor de Operações, Anderson Castro, prestigia a Expoacre Juruá. Ela em suas entrevistas sempre alerta para a necessidade da direção defensiva e que condutores evitem as imprudências que são responsáveis pela maioria dos acidentes.
“Nossa intenção é promover educação para o trânsito fazendo com que as pessoas entendam da importância que o uso do cinto de segurança salva vidas”, enfatiza a presidente ao lembrar que o cinto garante a segurança de condutores e passageiros em caso de acidentes evitando danos maiores à saúde.
“Em situação de sinistro de trânsito as pessoas que utilizam o cinto conseguiram sair do veículo com mais rapidez evitando transtornos e danos maiores à saúde dos envolvidos” orienta a presidente que faz o alerta de que o uso do cinto de segurança é obrigatório, em todo território nacional, conforme previsto no artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No estando do Detran/AC as equipes realizam um intenso trabalho de educação para o trânsito e grande parte das atividades são focadas na educação das crianças numa oportunidade para que os pequenos aprendam sobre segurança e cidadania por meio de jogos de aprendizagem com a temática de trânsito, pintura facial e também poderão se divertir em uma minicidade com mini carros, motos e bicicletas.