Os sinos da Catedral de Nossa Senhora da Glória tocaram no meio da tarde deste sábado, por volta das 15:00 horas, uma tradição da Igreja Católica, anunciando a passagem para a eternidade do padre Jorge Rose, alemão de nascimento que prestou grandes serviços religiosos, sociais e caritativos à população de vários municípios do Acre e Amazonas.
Na sua passagem terrena pode se considerar que era um padrão, um padre grande pela sua estatura e na verdade fez muitas amizades mostrando que era um grande padre, homem de bom coração, que se irmanava com à população dos lugares que passou no seu trabalho religioso no Norte do Brasil, notadamente em alguns municípios do Acre e Amazonas.
Neste momento de despedida nos solidarizamos à comunidade católica enlutada e a Diocese de Cruzeiro do Sul pela passagem do sacerdote que definimos como um ser humano do bem, que cumpriu com louvor sua missão sacerdotal nesta terra tão distante da sua terra natal. Com certeza padre Jorge Rose, agora, repousa no conforto de Deus.

Jorge Friedrich Rose, padre Jorge Rose, nasceu em Elsdorf na Alemanha em 11.08.1946. Residiu em Angelsdorf e a partir da matrícula escolar passou a morar em Niederaußem (Bergheim). Em 1957 frequentou a instituição educacional Erftgymnasium Bergheim realizando o exame conclusivo conhecido como “Abitur“ em 1966.
Ao perceber indícios da vocação ao sacerdócio, após solicitar admissão foi aceito no Seminário Arquidiocesano de Colônia. Padre Jorge Rose realizou seus estudos acadêmicos em dois importantes centros teológicos: Bonn e Tübingen. Foi aluno de Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI.
Em 1971 foi ordenado Diácono sendo que exerceu o diaconado em Wermelskirchen por seis meses. Em 01.02.1972 foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Colônia. De 1972 a 1978 foi capelão em Horren trabalhando mais diretamente com o “setor juventude”. Nessa mesma época prestou assistência espiritual no provincialado das Irmãs Salvatorianas em Horren.
Atendendo ao apelo missionário se sentiu inspirado a exercer seu ministério sacerdotal nas terras de missão. Sendo assim foi enviado ao Brasil como sacerdote “Fidei Donum”. Chegou ao Brasil em 1978 e permaneceu até 2011. Atuou no norte brasileiro, precisamente na então Prelazia do Alto Juruá, hoje Diocese de Cruzeiro do Sul-Ac/Am.
De 1978 a 1988 ficou à frente da Paróquia da Imaculada Conceicão em Porto Walter-Acre. De 1989 a 2007 trabalhou na Paróquia São Francisco em Eirunepé-Amazonas. Em 2008 assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, permanecendo à frente da “Catedral” até 2011.
No período em que esteve no Brasil, Padre Jorge Rose exerceu além do trabalho pastoral uma forte ação caritativo-social. Por motivos de saúde retornou em 2011 à terra natal. Padre Jorge Rose faleceu em Frechen-Königsdorf em 29.01.2022, onde atuava como padre auxiliar na comunidade em que fazia parte.
Veja o depoimento do padre Guilherme Stader sobre a Páscoa do padre Jorge Rose: