Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de dezembro de 2024 17:50

SinproAcre convida professores do Juruá para debater revisão do PCCR e alternativas para utilizar aumento do Fundeb em 2021

Presidente do SinproAcre, professora Alcilene Gurgel

A presidente do Sindicato dos Professores da Rede de Ensino do Estado do Acre (SinproAcre), a professora Alcilene Gurgel, que é cruzeirense, estará em Cruzeiro do Sul para se reunir com todos os professores do vale do Juruá, na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Escola Professor Flodoardo Cabral, às 9:00 horas, para tratar de uma revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

“É uma assembleia importante para a classe, vamos tratar da revisão do PCCR sob o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), aprovado recentemente e que no ano que vem terá uma perspectiva de aumento muito boa. Temos que avaliar como compartilhar esse aumento para a Educação”, informa a presidente.

A professora Alcilene Gurgel ressalta que o Fundeb é para o pagamento dos professores e tem que ser utilizado da melhor forma possível. “Vamos aproveitar a assembleia para pontuar pontos importantes como o pagamento da Valorização de Desempenho Profissional (VDP) que há alguns anos estamos querendo incorporar ao salário”, explica.

Ao lembrar aos profissionais da Educação que uma Lei de maio de 2020 estabelece que até o mês de maio de 2021 Estados e municípios não podem dar reajustes de salário a presidente avalia como de muita importância a participação dos professores do vale do Juruá nos debates.

“Precisamos pensar em alternativas e criar perspectivas de como utilizar esses recursos do Fundeb em benefício da categoria. Esperamos receber contribuições dos professores do Juruá para pontuarmos junto ao governo para o ano que vem. O PCCR do Acre foi aprovado ainda em 1.999 e precisa de revisão por estar totalmente defasado”, finaliza.