Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de setembro de 2025 18:02

Deputada Socorro Neri reforça importância da igualdade de carga horária na grade curricular dos estudantes do ensino médio

38ff3dd9-030d-4a7d-b42a-20e08d94cf94 (1)

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC) reforçou, nesta segunda-feira, 19, a importância de igualdade de carga horária na grade curricular dos estudantes do ensino médio. A vice-presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) conseguiu incluir essa temática dentro do substitutivo a ser proposto pelo deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator do Projeto de Lei 5230/23. De acordo com a emenda da parlamentar, a carga horária mínima de 2.100 horas vai valer para os estudantes que optarem por um itinerário profissionalizante ou acadêmico.

A deputada federal Socorro Nei é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) da Câmara dos Deputados

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve se basear nos conteúdos da Formação Geral Básica (FGB). Por isso, a igualdade de carga horária é fundamental para garantir a qualidade da educação e equidade no ensino médio. Com essa medida, vamos garantir que todos os jovens tenham as mesmas chances de aprenderem e se prepararem de forma adequada para ingressarem no ensino superior”, defende a deputada.

A FGB é composta por áreas de conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já os Itinerários Formativos são opções de aprofundamento em áreas específicas, como Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Artes, e Educação Profissional.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) e tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.