Os produtores rurais de Cruzeiro do Sul, a partir de agora, poderão ter acesso à DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) diretamente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. A diretoria do sindicato reuniu centenas de agricultores, nesta sexta-feira (05), na sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) para anunciar que a entidade concluiu o processo de legalização para expedir a declaração.
O documento que contém todas as informações que comprovam a atividade agrícola do trabalhador serve como instrumento de acesso aos benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Até então, apenas o governo do estado emitia a declaração.
“Há muito tempo o sindicato vinha buscando uma alternativa para emissão das DAPs para os nossos produtores e agora está habilitado para a expedição desse documento. Queremos ressaltar o apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e, especialmente, da Prefeitura que nos proporcionou os meios para que isso pudesse se concretizar”, disse o presidente do STR, Francisco das Chagas.
O prefeito Zequinha Lima também garante que a nova forma de acesso ao documento facilita a vida dos agricultores. No evento, o prefeito que esteve acompanhado de secretários, de vereadores e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, aproveitou para fazer uma avaliação das ações da prefeitura durante os dez meses de sua gestão e para anunciar novos investimentos para a zona rural.
“Na nossa gestão estamos enfrentando os problemas juntos com o sindicato, com o governo do estado e com os trabalhadores organizados através das associações para encontrarmos soluções. Fizemos muitos investimentos este ano e vamos ampliar no ano que vem. Tudo isso fruto dessa aliança que está se fortalecendo a cada dia que passa”, ressaltou Zequinha.