O superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Acre, Marcos Esteves, participou, nesta quinta-feira (28), da programação comemorativa do município de Rodrigues Alves onde fez uma palestra na reunião extraordinária da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) com a presença de prefeitos de 13 municípios acreanos.
“É a terceira apresentação que fazemos para a AMAC, nesta oportunidade com o objetivo de mostrar a grandeza desse trabalho do censo demográfico para contagem da população não só do Estado, mas de todo o Brasil e ainda de como ficarão os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado pelo governo Federal”, disse.
Marcos Esteves ressaltou ainda que além de mostrar a transparência do trabalho do Censo Demográfico o IBGE orienta além da questão dos recursos do FPM tão importante quanto o aumento dos recursos que eles podem utilizar os dados para aprimorar o planejamento das políticas públicas para inclusive economizar fazendo os recursos renderem mais.
O superintendente destacou ainda que o Censo 2022 que era para ter sido realizado em 2020 foi adiado por conta do contingenciamento dos recursos justificado pela pandemia começará no dia 01 de agosto até 31 de outubro, apesar dos trabalhos prévios de pesquisa dos entornos para verificar a iluminação e características dos setores urbanos já tenha começado.
“Os trabalhos do censo demográfico já começaram, a coleta de dados da população começa em agosto para levantar todos os dados que vão mostrar as características e como vive a população, além da renda, idade e uma série de outros dados que serão coletados pelos recenseadores”, disse ao pedir o apoio da população para colaborar para o sucesso do trabalho.
Na palestra aos prefeitos o superintendente Marcos Esteves informou ainda que todos os colaboradores e recenseadores do IBGE estarão utilizando uniforme com colete padronizado e crachá de identificação que terá o número de matrícula do recenseador para que o cidadão possa tirar qualquer dúvida quando receber a visita.
Nas visitas do censo demográfico os colaboradores recenseadores do IBGE, devido a pandemia que ainda não acabou, estarão utilizando todos os cuidados sanitários como uso de máscara e álcool em gel no contato com a população, sobretudo nas pesquisas nas comunidades indígenas e quilombolas, para evitar qualquer risco de contaminação.