Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2025 12:08

Temporal que caiu sobre Manaus causa destruição e Prefeitura divulga nota com apenas 11 ocorrências

cratera_D24Am

Manaus – A forte chuva que caiu sobre Manaus na tarde desta terça-feira (14) não causou apenas transtornos visuais, mas também um perigoso colapso na infraestrutura da cidade. Uma cratera se abriu na avenida Humberto Calderaro, uma das principais vias da zona centro-sul. O registro feito por motoristas soma-se a inúmeros outros registros de alagamentos, queda de árvores e problemas de drenagem em vários bairros. Apesar da ampla documentação do caos por parte dos moradores e da imprensa, a Prefeitura de Manaus emitiu uma nota com registro de apenas 11 ocorrências do temporal.

Segundo o comunicado oficial, a Defesa Civil da capital registrou um total de apenas 11 ocorrências em toda a cidade. Os registros listados pela Prefeitura incluem, zona  norte; um risco de desabamento, zona oeste; uma construção irregular, um risco de desabamento e rachaduras, zona leste; dois riscos de desabamentos, um alagamento e um deslizamento, zona centro-sul; um risco de desabamento (não mencionando a cratera da Humberto Calderaro) e zona sul; um risco de tombamento e uma solicitação de vistoria.

A discrepância entre os relatórios visuais dos cidadãos que mostram vias completamente submersas e o colapso na Calderaro e o número oficial de apenas 11 ocorrências levanta questionamentos sobre a real dimensão dos danos causados pela chuva e a capacidade de resposta da Defesa Civil que inclusive durante a chuva emitiu um alerta de alagamento no momento em que o caos já acontecia na cidade.

Após divulgação de 11 ocorrências, a Prefeitura emitiu um novo comunicado atualizando as ocorrências para 16.

*Matéria atualizada às 18h30 para atualizar número de ocorrências