Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de setembro de 2025 14:40

Temporal com ventos fortes causa estragos, derruba árvores e destrói avião e helicóptero com queda de hangar no Aeroporto Internacional

vento forte 70capa 900boa

Um balanço preliminar do forte temporal, da tarde desta terça-feira (21), em Cruzeiro do Sul, já mostra grandes prejuízos causados pelo destelhamento de casas, uma árvore caiu em cima de um veículo na subida da ladeira da Avenida 25 de Agosto e um hangar do Aeroporto Internacional caiu em cima de aeronaves e de um helicóptero.

No Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul um vídeo postado nas redes sociais mostra a fúria do vento que derrubou árvores e um dos galpões de zinco onde estavam estacionadas aeronaves. O prejuízo deve ser muito alto para os proprietários dos aviões. O helicóptero que estava dentro do hangar também ficou bastante danificado.

O pesquisador do clima, Davi Friale, na sua previsão desta terça-feira, último dia do inverno, previu tempo quente, mas instável, com chuvas e temporais que iriam predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (sul, sudoeste, oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva) e que em alguns pontos, poderão ocorrer transtornos à população.

Na previsão específica para o Acre Friale previu que a maior probabilidade de chuvas era na parte da tarde e durante a noite para o dia seguinte. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, com rajadas eventuais, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste. A partir da noite, passam a soprar, entre fracos e calmos, com rajadas, da direção sul e variações de sudeste e de sudoeste.

O Corpo de Bombeiros ainda não deu informações mais específicos sobre a quantidade de ocorrências causadas pelo temporal. A previsão de Davi Friale e de alta probabilidade de ocorrência de fortes temporais neste mês de setembro. Não informações de vítimas.