Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de maio de 2025 10:55

Instituto de Manaus deixa fora de pesquisa eleitoral a vereadora Paula Augusta, mais votada de Ipixuna e ainda o vice-prefeito Rodrigo Saraiva

Vice-prefeito Rodrigo Saraiva, jovem advogado que se destaca na política de Ipixuna e a vereadora Paula Augusta, a mais votada na eleição de 2020 ficaram fora da pesquisa eleitoral. Eles terão, com certeza o apoio da atual administração na eleição de 2024

Tendenciosa? Nenhum dos nomes apresentados na pesquisa eleitoral pela Perspectiva, escolhidos por deputados e políticos, tem mandato eletivo atualmente

Uma pesquisa eleitoral de intenção de votos referente a eleição de prefeito de 2024, no município de Ipixuna (AM), realizada pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, sediada em Manaus, que faz o levantamento por telefone, tem sua credibilidade questionada pelos eleitores do município que foram consultados porque no questionário só aparecem três nomes de candidatos: Davi, Altemir e Rogério Silvério, nenhum deles com mandato eletivo.

A reação da população a ausência dos nomes da vereadora Paula Augusta, a mais votada na eleição de 2020, que sozinha teve 12% dos votos válidos, foi imediata e questiona a credibilidade da pesquisa como uma discriminação à uma mulher que tem mandato eletivo e realiza um dos trabalhos mais expressivos na Câmara Municipal e ainda deverá receber o apoio da atual administração para disputar a sucessão.

Outro nome ausente da pesquisa, também questionado pela população, é o do atual vice-prefeito, Rodrigo Saraiva, um jovem advogado que tem conquistado seu espaço na política de Ipixuna e junto com a prefeita Maria Oliveira realiza um trabalho que garante melhorias na qualidade de vida da população e está entre os nomes de grande credibilidade para a disputa majoritária no próximo pleito com apoio da prefeita e seu grupo político.

Questionado sobre a ausência dos nomes na pesquisa eleitoral o representante da Perspectiva – Mercado e Opinião informa que os nomes dos candidatos da pesquisa foram dados por nove deputados e políticos locais e que alguns nomes foram retirados porque em todas as cidades tem uma meia dúzia de pretensos candidatos que foram excluídos por não terem nem voto para ser reeleger vereador.

“Recomendo que os tais nomes citados por você contratem uma outra empresa. Quem quer ser prefeito deve ter dinheiro para isso, senão são de fato especulações.  Aliás, quem está bancando toda esta operação é a nossa empresa, o que me dá o direito de escolher o cenário mais adequado”, disse o representante da empresa numa mensagem de WhatsApp, respostas que já colocam sob suspeita os resultados da pesquisa.

Ainda na resposta o representante da Perspectiva informa que outra empresa, a Projeta, está fazendo pesquisa no interior. “Quem sabe eles colocarão o nome deles. Liga para o governador e pede deles as informações”, disse ao afirmar que não deve satisfações e que Paula Augusta e Rodrigo Saraiva  não são candidatos e que pediu que o diretório regional dos partidos que eles são filiados mandem um documento assinado de que eles vão concorrer na eleição que ele refaz a pesquisa.

“É só você que diz que eles são candidatos porque candidato só existe a partir de julho do ano que vem, meu querido, eles não são nem pré-candidatos. Você me manda um documento do diretório regional do partido que eles estão filiados dizendo que eles são candidatos e concorrem na cidade que faço a pesquisa novamente. Quero um documento oficial do partido deles dizendo que eles são candidatos”, enfatiza.

No entanto, apesar do representante da empresa dizer que candidato só existe a partir do mês de julho, a Perspectiva – Mercado e Opinião realiza consulta eleitoral no município de Ipixuna para a eleição de prefeito em 2024 que tem três nomes indicados por deputados e políticos locais o que torna a consulta tendenciosa e sem nenhuma credibilidade por deixar de fora dois políticos de grande influência e com mandato de vereadora e de vice-prefeito de Ipixuna.