Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de outubro de 2024 01:32

TJAC realiza Projeto Cidadão em Tarauacá com casamento coletivo de 93 casais da zona rural

casamento tk9 (2) capa

Retirada de documentos e atendimento médico na parceria do TJAC com a prefeitura e outros órgãos públicos beneficiou a população

O Tribunal do Justiça do Acre (TJAC), através do Projeto Cidadão, em parceria com o governo do Estado, Ministério da Justiça e a Prefeitura de Tarauacá, realizou, na manhã desta terça-feira (02), na escola 15 de Junho, localizada no KM 19 da BR-364, entre os municípios de Tarauacá e Feijó, um casamento coletivo que teve a participação de 93 casais da comunidade.

A decana da Corte acreana e coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, que estava acompanhada da juíza-auxiliar da presidência, Dra. Andrea Brito, representou o Tribunal de Justiça na cerimônia de casamento realizada pela Juíza de Direito da Comarca de Feijó, Ana Paula. A cerimônia foi prestigiada pela prefeita de Tarauacá, Maria Lucineia, secretários e teve as bençãos de um padre e de um pastor.

Os casais foram recepcionados na bela e emocionante cerimônia com entrada solene ao som da marcha nupcial, muitas noivas e noivos vestidos caráter e um destaque especial para um casal cuja noiva estava numa cadeira de rodas e  já estão casados há 58 anos e foram parabenizados pela juíza celebrante.

Momento de muita emoção na cerimônia do casamento coletivo celebrado pela Juíza de Direito Ana Paula, da Comarca de Feijó

A prefeita Maria Lucineia agradeceu ao Tribunal de Justiça pela realização do Projeto Cidadão, que há bastante tempo não acontecia em Tarauacá ressaltou a importância da celebração do casamento coletivo e a oportunidade dada as pessoas que não tem condições e recursos para tirar os documentos pessoais, inclusive nas comunidades indígenas que estão sendo beneficiadas pelo projeto.

A desembargadora Eva Evangelista, incansável na defesa dos menos favorecidos e defensora do Projeto Cidadão pelos benefícios que proporciona a população carente destacou o apoio de todos os órgãos públicos envolvidos o que possibilita o atendimento das pessoas carentes, indígenas, ribeirinhos e das comunidades rurais.

O Projeto Cidadão 2022 está sendo realizado através de um projeto apresentado pelo TJAC ao Ministério da Justiça com recursos do Convênio MJ/Senacon/FDD N. 402/202 e conta com a parceria do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O governo do Estado do Acre apoia a iniciativa do TJAC por meio da Secretaria de Polícia Civil  – Instituto de Identificação, Secretaria de Saúde  (Saúde Itinerante), Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

O Projeto Cidadão que beneficiou a população com retirada da nova carteira de identidade, atendimento médico, testes rápidos e vacinação conta também com a parceira da Prefeitura Municipal de Tarauacá, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Produção, Educação, Meio Ambiente e também da Câmara de Vereadores.

“O amor estava no ar na cerimônia do casamento coletivo”

Depois da cerimônia casais receberam o certidão de casamento