Procedimento consiste em inserir, nas urnas eletrônicas, os dados dos eleitores e dos candidatos às eleições, conferir seu pleno funcionamento e lacrar os equipamentos
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre iniciou nesta quarta-feira, 25, o procedimento de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. A previsão é que essa etapa das eleições finalize no próximo domingo, 29, e que todas as 2.868 estejam prontas para serem utilizadas no pleito, seja urnas de votação ou de contingência.
Passo a passo
A carga da urna eletrônica consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas na Cerimônia de Geração de Mídias contendo os programas e sistemas oficiais , bem como os dados de eleitores e candidatos (número, nome, partido/coligação e foto). Na ocasião, as mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos depositados nas urnas, também são introduzidas no equipamento. Após receber os dados, as urnas são conferidas, seu pleno funcionamento é atestado e, então, o equipamento recebe lacres de segurança assinados pelo(a) Juiz(a) Eleitoral.
Cerimônia pública
Foram convocados para a cerimônia de carga e lacração, por meio de edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico, em cada zona eleitoral, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, além dos partidos políticos, federações e coligações. Demais interessados também podem participar do evento.
Integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais
De acordo com o Artigo 37 da Resolução TSE 23.673/2021, durante a cerimônia, as entidades fiscalizadoras presentes poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.
Confira a agenda das cerimônias nas Zonas Eleitorais:
1ª Zona Eleitoral (Sede em Rio Branco): 27 a 29 de setembro
2ª Zona Eleitoral (Sede em Xapuri): 25 e 26 de setembro
3ª Zona Eleitoral (Sede em Sena Madureira): 25 e 26 de setembro
4ª Zona Eleitoral (Sede em Cruzeiro do Sul): 25 a 27 de setembro
5ª Zona Eleitoral (Sede em Tarauacá): 25 e 26 de setembro
6ª Zona Eleitoral (Sede em Brasileia): 25 e 26 de setembro
7ª Zona Eleitoral (Sede em Feijó): 25 e 26 de setembro
8ª Zona Eleitoral (Sede em Senador Guiomard): 25 e 26 de setembro
9ª Zona Eleitoral (Sede em Rio Branco): 27 a 29 de setembro
Na 4ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, MÇancio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, serão utilizadas mais que 500 urnas que estão sendo preparadas pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral para atender a eleição de 06 de outubro, informou Josafá Menezes, da equipe técnica do TRE/AC.
“Estamos na fase da preparação das urnas que serão utilizadas nas sessões eleitorais dos municípios abrangidos pela 4ª Zona Eleitoral. É um trabalho de inserção dos dados dos candidatos e eleitores em mais de 500 urnas num trabalho por unidade com cuidado para que tudo funcione como programado. É um trabalho de zelo e a urna eletrônica é inviolável, não tem o que discutir, é um equipamento muito seguro”, informou.