Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de setembro de 2024 23:22

TRE cassa mandato e afasta prefeito Ilderlei Cordeiro que ficará inelegível junto com Vagner Sales

ilderlei servidores (1)

Vice-prefeito Zequinha não é penalizado com inelegibilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) julgou e cassou na tarde desta quarta-feira, 12, os mandatos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP) e do vice Zequinha Lima (PP) pela tentativa do ex-prefeito Vagner Sales de comprar a candidatura de um vereador durante as eleições de 2016. Ilderlei Cordeiro estava presenta na sala da negociação.

O prefeito Ilderlei Cordeiro foi condenado no mês de julho ano passado pelo Juiz da 4ª Vara Eleitoral, Dr. Erick Fonseca que acatou denúncia da Promotoria do Ministério Público Eleitoral de Cruzeiro do Sul que no início da campanha denunciou uma negociação feita pelo prefeito da época Vagner Sales para comprar a candidatura de um candidato a vereador.

Na época, o Chefe de Gabinete do prefeito Vagner Sales, Mário Neto, foi preso junto com o presidente do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), envolvido na negociação, depois que entregarem R$ 5 mil para o candidato a vereador com o objetivo de desestabilizar a candidatura do adversário Henrique Afonso. A ação foi flagrada pela Polícia Federal (PF) e os dois encaminhados à Delegacia da PF em Cruzeiro do Sul

Um áudio gravado pelo vereador cooptado foi usado pelo PSDB para denunciar a negociação e nas conversas mostra que o prefeito Ilderlei Cordeiro, então candidato, estava presente no ambiente do crime eleitoral. Na época o prefeito Vagner Sales afirmou que o seu candidato não sabia de nada da negociação.

A decisão da Corte Eleitoral para manter a condenação do prefeito Ilderlei Cordeiro foi unânime, como já avaliavam os analistas da política e pela decisão dos sete membros foi determinado o imediato afastamento do prefeito e que seja dada posse ao presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Clodoaldo Rodrigues no cargo de prefeito.

O voto da relatora foi acompanhado pelo desembargador Elcio Sabo Mendes e pela presidente do TRE, desembargadora Denise Bonfim, além dos juízes eleitorais Herley Brasil, Marcelo de Carvalho, Marcel Chaves e Tales Bordignon.

O presidente da Câmara Municipal vai ocupar o cargo de prefeito até a realização das eleições municipais de novembro deste ano, conforme determinação da Corte Eleitoral que na decisão tornou inelegíveis por oito anos Ilderlei Cordeiro e o ex-prefeito Vagner Sales. O vice-prefeito Zequinha Lima, apesar de cassado, ficou fora da penalidade de inelegibilidade.