Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2024 00:56

TREINAMENTO Servidores recebem capacitação para atuar no Procon de Cruzeiro do Sul

Procon inicia treinamento de servidores que irão atuar na Central de Atendimento Foto: cedida

Procon inicia treinamento de servidores que irão atuar na Central de Atendimento Foto: cedida

Na última semana, os servidores receberam informações sobre as leis contidas no Código de Defesa do Consumidor, métodos de atendimento ao público, protocolos para fiscalizações e demais funções administrativas.

“Foram dias de intensas atividades, com ações teóricas e práticas, o que facilitou o entendimento das nossos trabalhos técnicos para os novos funcionários, que difundirão os conhecimentos adquiridos para a população, resguardando os direitos dos consumidores e orientando os fornecedores”, destaca o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Um dos trabalhos desenvolvidos com os novos servidores foram os atos fiscalizatórios. Na oportunidade, os agentes da autarquia compartilharam seus conhecimentos com a equipe recém-formada.

“O trabalho é cauteloso e deve ser efetivado de acordo com a legislação de proteção e defesa do consumidor. Na formação teórica, explicamos os artigos da lei, e agora partimos para a prática, efetuando fiscalizações na cidade para examinar documentos fiscais, livros comerciais e estoques de produtos, entre outras inspeções”, relata o chefe de Fiscalização do Procon, Rommel Queiroz.

Ao todo, 16 funcionários irão compor a equipe do Procon de Cruzeiro do Sul. A implantação do órgão municipal é fruto de uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura.

“Há uma expectativa enorme da população perante o nosso trabalho. Inicialmente a demanda será enorme, porém, com o treinamento que recebemos dos agentes da capital, além do auxílio contínuo da sede do órgão, conseguiremos atender todas as demandas”, comenta a agente fiscal da entidade, Elissandra Rocha.

O Procon de Cruzeiro do Sul irá funcionar no prédio da Organização em Centros de Atendimentos (OCA), que será inaugurada em breve.

Denúncias

O consumidor também tem um papel fundamental no trabalho de fiscalização, especificamente no ato de denunciar ou pedir esclarecimentos pelos canais de comunicação do Procon/AC, que são os números telefônicos (68) 3223-7000 ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, ou enviar um e-mail para o endereço eletrônico: procon.acre@ac.gov.br

Os moradores de cidades que ainda não possuem uma representação física do Procon/AC também podem efetuar suas reclamações ou denúncias no Ministério Público do município.