No Prêmio TRT em Destaque, o Regional alcançou a 2ª colocação entre os tribunais de pequeno porte que tiveram os melhores desempenhos em 2023
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) está entre os melhores Tribunais do Trabalho do país. O TRT-14 alcançou o 2º lugar entre os tribunais de pequeno porte. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira (22/8) na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, durante a entrega do Prêmio TRT em Destaque, que reconhece o desempenho positivo dos Tribunais Regionais.
A premiação considera quatro indicadores: taxa de produtividade, congestionamento, tempo médio de duração dos processos e saldo de ações a julgar nas duas instâncias na fase de conhecimento. A apuração é baseada nos dados extraídos do sistema e-Gestão, considerando a fase de conhecimento nas duas instâncias dos Regionais. No ranking geral, o TRT da 14ª Região alcançou a 5º posição.
O Prêmio “TRT em Destaque” foi criado por meio do Ato nº 9/GCGJT, de 1° de agosto de 2024. O reconhecimento será feito anualmente, sempre considerando os resultados alcançados no exercício anterior.
O presidente e corregedor do TRT da 14ª Região, desembargador Osmar J. Barneze, recebeu o certificado das mãos do ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do TST e do CSJT, e da ministra Dora Maria da Costa, corregedora-geral da Justiça do Trabalho. Também estiveram presentes no evento a secretária-geral da Presidência, Tama Mendes Ohira de Rossi, o secretário da Corregedoria Regional, Eduardo Morais da Costa, o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT-14, Weslei Maycon Maltezo, a secretária de Precatórios, Joceia Cunha Nazareth, e o secretário-geral Judiciário, Alysson Ricardo de Almeida Lopes.
A premiação encerrou a 3ª edição do Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho, evento que promove o compartilhamento de experiências e iniciativas adotadas nos diferentes Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
Além da premiação, durante o fórum, temas relevantes foram abordados, como precatórios, cessão de créditos, alterações na legislação, apresentação do Sistema Simba Versão 3.0 e discussões sobre o Sistema Garimpo. Também houve lançamento de ferramentas como o Igest 2º Grau, Wiki 2º Grau e Wiki Precatórios.