Presidente afirmou que Brasília registra 13 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas, na realidade, o índice é quase a metade disso
Os dados apresentados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (11/8), sobre a taxa de criminalidade da capital do Brasil não condizem com os números oficiais da Segurança Pública do DF. Trump afirmou que Brasília contabiliza 13 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas a informação não procede – o índice real está bem abaixo do citado pelo líder norte-americano. De acordo com levantamentos da SSP, a média do crime na cidade é de 6,9 a cada 100 mil pessoas.
A pasta registrou 207 homicídios em 2024 na capital federal. É o menor número desde 1977, data em que se iniciou a contagem anual.
Estado de emergência na capital dos EUA
Os dados incoerentes foram divulgados por Trump durante anúncio de estado de emergência de segurança pública em Washington D.C. O presidente comparou a taxa de criminalidade da capital dos EUA com a de outras capitais do mundo, incluindo Brasília.
“Ao olhar para os números, em comparação com dados de diversos locais do mundo – Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San Rosé, Costa Rica, Bogotá, Cidade do México –, [em relação a] todos, dobramos e triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem morar em lugares assim?”, disse Trump, mostrando uma série de gráficos que, segundo ele, comprovam que a taxa de criminalidade em Washington D.C. é pior do que nesses locais.

O governo deve enviar 800 homens da Guarda Nacional durante a próxima semana, “para começar”. “Eles começarão, imediatamente, operações massivas de execução, visando tirar das ruas gangues conhecidas, traficantes de drogas e redes criminosas.”