UM CICLO QUE TRANSFORMA
Um gesto simbólico marcou a trajetória de 160 pessoas que receberam 228 certificados por meio do projeto Empreender-TUR l, uma iniciativa voltada à qualificação de profissionais que atuam na cadeia do turismo no estado. O setor, em crescente expansão, vem ganhando destaque especialmente nas áreas de etnoturismo e ecoturismo. A entrega foi feita no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na manhã desta quinta-feira, 17.
O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), e representa um investimento significativo no desenvolvimento local. Nesta primeira etapa, foram destinados R$ 500 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri, para a realização de 15 cursos voltados ao setor de serviços, que contempla diversas atividades essenciais ao turismo e funciona como motor da economia estadual.

O governador Gladson Camelí reforçou, mais uma vez, o valor das parcerias institucionais como caminho para fortalecer a população e impulsionar o progresso econômico do Acre.
“Educar realiza sonhos e esse é o compromisso do nosso governo; diminuir diferenças, criar oportunidades. E as parcerias que temos é justamente preparar nossa juventude para ingressar na iniciativa privada e nós temos que ter pessoas qualificadas para que a gente possa, cada vez mais, desenvolver o nosso estado”, destacou.
Camelí ressaltou que o crescimento no número de visitantes ao Acre já se faz notório, evidenciando o estado como um dos destinos turísticos que mais despertam interesse, não apenas no Brasil, mas também em âmbito internacional.
Acrescentou ainda que, em uma gestão que tem as pessoas como prioridade, o compromisso é construir pontes, de oportunidades, de diálogo e de desenvolvimento.
“É preciso criar alternativas para nossos jovens, pais e mães de famílias para que possam produzir participando da vida econômica do Acre. Um empreendedor bem-sucedido, além de garantir o seu sustento, acaba gerando oportunidades também para outras pessoas. Essa é uma corrente do bem que ajuda o Acre a se desenvolver de maneira inclusiva”, destacou.

Programa continua
Até dezembro, a previsão é qualificar 330 pessoas em 24 cursos. O secretário da Sete, Marcelo Messias, destacou que esse trabalho vai além do impacto econômico, trazendo benefícios sociais.
“Estamos muito felizes em entregar para o mercado de trabalho profissionais qualificados. Nós temos aí cursos de várias áreas e tenho certeza que teremos profissionais de qualidade no mercado do turismo e empreendedorismo”, destacou.
Com o setor de serviços sendo um impulsionador da economia, o secretário destacou que grandes eventos acabam gerando uma demanda importante para essa área.
“O exemplo aqui dentro são as principais feiras que acontecem, como a Expoacre Juruá, Expoacre Rio Branco e Arraial Cultural, além das nossas festas de fim de ano e feiras que a secretaria participa fora do estado como a feira de artesanato, que é um dos segmentos mais fortes do estado. Então, sempre estamos buscando de alguma forma dar oportunidades para essas pessoas do empreendedorismo que dependem exclusivamente desse tipo de evento que o governo oferece para nossa população”.

Qualificação que salva
Ao entregar o certificado para João Quaresma da Silva, de 51 anos, o governador lançou um desafio para que ele faça o corte dele para a Expoacre. Após o evento, Silva contou que com o curso ele venceu a depressão e pensa em fazer um trabalho social, cortando cabelo no bairro onde mora, Seis de Agosto, por um preço mais acessível.
“Quando fui me inscrever só tinha para cabeleireiro e me desafiei a fazer esse curso. Agora, o governador me chamou para cortar o cabelo dele e eu vou, espero ganhar um ingresso”, diz bem humorado.
Um dos pontos altos do curso, segundo ele, foram as ações sociais que alcançaram mais de 1,1 pessoas com cortes de cabelo. Foi isso que o motivou a pensar em uma maneira de ajudar mais pessoas também.
“A gente pôde ver a alegria das pessoas, porque muitas não têm como pagar um corte de cabelo e quero ajudá-las com isso. Além de tudo, o curso me ajudou na depressão”, revela.
Mudança de vida também para Raylan Tuesta, de 20 anos, que foi certificado como cabeleireiro e já está dando aulas na área. Enquanto estuda para realizar o sonho de ser médico veterinário, a renda vai ajudá-lo nesse período.
“Acho importante ter o certificado para abrir novas áreas. Foi uma mudança de vida para mim e isso é muito importante”, pontua.

Sarita Vitte é autodidata na área da beleza. Foi trabalhando com o salão da tia que ela aprendeu a profissão e viu no segmento uma forma de ter uma renda e trabalhar com o que ama.
“O que me levou a fazer esse curso foram as atualizações e as novas tendências da área da beleza, porque as novas tendências não param. A minha área da beleza, de cabeleireiro, é muito cara. Pra gente se aperfeiçoar tem que desembolsar, então, me agarrei com tudo nessa oportunidade do Ieptec”, disse.
A economia e a acessibilidade são os pontos principais deste curso, na visão de Sarita: “Eu sempre tive que pagar tudo, porque antigamente era difícil termos essas oportunidades. Então, eu fiquei muito feliz”.
Ao receber o certificado de corte e costura, Lídia dos Santos disse sentir-se realizada em poder trabalhar e se qualificar na área que escolheu para seguir carreira.
“Queria agradecer ao governo do Estado, às nossas professoras, por terem se esforçado na criação desses cursos. Agradeço a oportunidade de me capacitar em uma coisa que amo. Espero que esse projeto continue e possa alcançar outras pessoas que têm o mesmo desejo que a gente, que é ser inserido no mercado de trabalho”, frisou.

Diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, desejou aos novos profissionais sucesso na carreira que agora podem seguir, qualificados, tendo e gerando renda.
“Quero cumprimentar especialmente os cursistas que estão prontos para o mercado de trabalho. Que tenham muito sucesso, e que esse certificado não fique na gaveta. O governador tem colocado a educação sempre em primeiro lugar e, em nome do Ieptec, me sinto muito honrada, porque hoje vocês estão concluindo a etapa de uma formação continuada. Tenho certeza que as pessoas saem prontas para o mercado de trabalho, e o Ieptec está aqui sempre pronto a executar com maestria o seu trabalho”, finaliza.