Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de setembro de 2025 19:36

Deputada federal Vanda Milani lamenta falecimento de irmã Cláudia, professora e religiosa, em Rio Branco

vandairmã900
“A educação do Acre está de luto”, exclamou a deputada federal Vanda Milani em Brasília, ao receber nesta terça-feira(12), a notícia da morte, aos 91 anos, de irmã Cláudia ,religiosa há 69 anos da Congregação das Servas de  Maria Reparadora. Para a deputada, um verdadeiro ícone  na educação de gerações de acreanos que ” tiveram o privilégio de ser aluno  desta grande educadora  no Colégio São José ou no Imaculada Conceição, onde também foi diretora por 14 anos. Meu próprio marido, Sylas Pascoal Nogueira, pertenceu a 1ª turma do Imaculada Conceição(e lembra -como os demais alunos daquela localidade e época – do carinho especial com que sempre foi tratada por irmã Cláudia) ,além dos meus 3 filhos(Paulo ,Samuel e Israel Milani) que passaram pelas mãos desta professora que fez história no Acre”.
Ao longo de mais de seis décadas, lembrou Vanda Milani, Maria Cláudia  Barbosa da Silva – ou simplesmente irmã Cláudia como era carinhosamente tratada por seus alunos- “soube não apenas ministrar conhecimento, mas também transmitir sólidos valores cristãos  que forjaram a dignidade e o  caráter de inúmeros acreanos, contribuindo de forma decisiva na edificação de autênticos cidadãos ,transformando alunos em futuras personalidades de destaque nos mais diversos segmentos da sociedade da nossa terra.”
A vocação pelo magistério, destacou Vanda Milani, não apagou em irmã Cláudia  o fervor religioso, mas contribuiu para a consolidação de  uma didática refinada que, através de uma técnica peculiar de voz suave, soube ministrar conhecimento e atrair a admiração e respeito de seus alunos.  Já sua religiosidade, ressaltou a parlamentar, só fez aprofundar a atenção e cuidado pelos mais carentes, “e a certeza que educação é a mola-mestra para o engrandecimento  pessoal ,progresso social e desenvolvimento econômico de toda sociedade”
                                                                Histórico
Por fim, Vanda Milani ressaltou que irmã Cláudia sempre demonstrou um profundo carinho pela própria terra – o Acre. “Natural de Rio Branco e filha mais nova de 4 irmãos, desde cedo irmã Cláudia despertou para a vida religiosa e o magistério deixando um enorme legado à educação- e ao ensino em particular. Como ex-professora, quero registrar meu reconhecimento  a esta grande educadora que dedicou toda uma vida para o engrandecimento de sua terra e sua gente. E meu mais profundo pesar a seus amigos e familiares por esta perda significativa para todo o Acre”.