A Comunidade Shalom de Cruzeiro do Sul, que está presente no município há mais de 20 anos, onde desenvolve um trabalho social chamado Projeto José do Egito, que atende crianças e adolescentes com serviços sociais, reinaugurou, na manhã deste sábado (31), a nova Casa Madre Teresa de Calcutá, localizada no bairro da Lagoa.
Participaram reinauguração o Bispo D. Flávio Giovenale, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECZS), Luiz Vieira, o vereador Élter Nóbrega (PROS), a Assistentes Social Sandra, Secretária Municipal de Assistência Social, o Assistente Social Estadual, Júlio, a coordenadora da Casa, Antônia Fernandes, além de membros do Shalom, Cáritas e famílias do bairro beneficiadas pela obra.

O vereador Elter Nóbrega participou da solenidade de reinauguração da Casa Madre Teresa de Calcutá e colocou seu gabinete a disposição para apoiar e fazer reinvindicações de apoio à entidade junto a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, ao governo do Estado e também ao gabinete do senador Sérgio Petecão que já se comprometeu auxiliar no trabalho.

Elter Nóbrega informou ainda que a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), entidade que é o atual presidente, também estará de portas abertas e a disposição para no seu trabalho social junto com o Banco do Brasil, acolher as crianças nas datas festivas, como o Dia das Crianças, para momentos de lazer na piscina, no parque aquático e futebol.
“A Casa Madre Teresa de Calcutá, da comunidade Shalom, realiza um trabalho social de muita importância no município que beneficia as famílias carentes dos bairros periféricos e merece toda nossa atenção como representante do povo. Quero destacar a disposição do senador Sérgio Petecão de colaborar e apoiar os trabalhos sociais da entidade”, enfatiza.
Desde que foi implantada em Cruzeiro do Sul os missionários da Comunidade Shalom, a pedido da Diocese, iniciaram um trabalho social para atender crianças e adolescentes que moravam nas ruas expostas e com risco de vulnerabilidade, naquele momento, realidade muito diferente da atual.
Com o passar dos anos foi aberta a primeira Casa da Pastoral do Menor que tinha capacidade de atendimento de mais de 300 crianças, localizada na Avenida 25 de Agosto, onde era oferecido reforço escolar, aulas de música, oficinas, refeições, esporte, atividades lúdicas e informativa em tempo integral para crianças e adolescentes.
Atualmente os missionários da comunidade Shalom trabalham num bairro periférico de grande zona de criminalidade, onde o tráfico é constante e acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que residem nos bairros Cruzeirinho, Boca do Môa, Miritizal e Trapiche da Lagoa, localizados às margens do Rio Juruá.

O projeto da nova Casa Madre Teresa de Calcutá tem como missão socorrer, amar e evangelizar através de valores cristãos os mais pobres proporcionando oportunidade, dignidade e nova perspectiva de vida com atividades de reforço escolar, informática, refeições, roda de conversas, acompanhamento pessoal e esporte, além de artesanato e artes.
No ano de 2020, mesmo enfrentando a situação pandêmica, os missionários do Shalom de Cruzeiro do Sul conseguiram realizar 5.200 atendimentos de entrega de cestas básicas, consultas médicas, visitas domiciliares às famílias, entrega de brinquedos e lanches no Dia das Crianças e no Natal.
Os projetos da Comunidade Shalom permitem novos horizontes de vida aos menores atendidos e também alcançar as famílias e de forma particular as mães, através das visitas domiciliares visando sempre identificar e atender suas necessidades básicas, através da assistência social e do cadastro familiar que tem os indicadores das necessidades mais específicas.