Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de outubro de 2024 10:13

Vereador Gilmar da Saúde faz diversas indicações, agradece ao deputado federal Jesus Sérgio e destaca o fim da greve dos servidores municipais da saúde

WhatsApp Image 2022-06-23 at 10.46.56 (2)

O vereador Gilmar da Saúde (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última terça-feira (21), para inicialmente agradecer à Deus por mais uma oportunidade de subir a tribuna para defender a população de Cruzeiro do Sul e saudar os colegas vereadores em nome do presidente, vereador Franciney Freitas.

Gilmar da Saúde destacou ainda a presença das pessoas da galeria, funcionários e assessores e assessoras parlamentares, do seu assessor Lucas e do presidente da Executiva Municipal do  Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) e subsecretário adjunto de Cultura e Esporte, Ney Alves e a imprensa.

O vereador apresentou algumas indicações para execução de obras para solucionar problemas da população, também agradeceu pelo atendimento de alguns pedidos e obras pela Secretaria de Obras e solicitou a ao Deracre a reconstrução de uma ponte no Ramal do Zacarias onde aconteceu um acidente com um caminhão que caiu no igarapé.

Gilmar da Saúde fez um destaque e agradecimento especial ao deputado federal Jesus Sérgio, do seu partido, o PDT, que tem se preocupado em seu mandato com a região do Juruá e garantiu R$ 500 mil de emenda parlamentar carimbada para custeio e funcionamento dos postos de saúde do município. que já está na conta da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Venho fazer esse registro que está na conta da Prefeitura de Cruzeiro do Sul o valor de R$ 500 mil da emenda parlamentar do deputado federal Jesus Sérgio para investimentos na saúde. Temos uma síndrome gripal infantil que chega no Estado e o segmento da saúde precisa desse fortalecimento para oferecer saúde de qualidade aos munícipes”, destaca.

Outro destaque do discurso do vereador Gilmar da Saúde foi sobre o final da greve dos servidores municipais da saúde que numa mesa de negociação com a secretária Valéria Lima entraram num consenso e decidiram encerrar o movimento grevista depois que a gestão municipal pactuou o que estava sendo negociado.

“Hoje, graças à Deus os servidores municipais da saúde que depois de uma de mais uma mesa de negociação com a secretária municipal de saúde que documentou o que estava sendo discutido e depois os servidores  participaram de uma assembleia deliberativa no final da tarde onde ficou decidido pelo fim do movimento grevista”, explicou.

Gilmar da Saúde ressaltou ainda que os servidores municipais foram beneficiados com um aumento de 5% para todos os trabalhadores e ficou pactuado ainda que dentro de 45 dias a gestão deverá fazer um estudo para apresentar um parecer e uma proposta para o pagamento da insalubridade.

“Esse percentual tem diferentes percentuais, a recepcionista deve receber 10%, o dentista que manipula sangue e o técnico de enfermagem que manipula ferimentos com certeza terão um percentual maior, mas todos vão ganhar a insalubridade de acordo com as funções, mas num percentual de 10 a 40%”, disse.

Outro benefício pactuado com a gestão será atualização da progressão horizontal a cada dois anos, que está atrasada desde 2019, mas garante a cada dois anos que o servidor tenha aumento 2% no decorrer da carreira para melhorar o salário como determina o Plano de Cargos e Carreiras e que ainda haverá um estudo em 60 dias para pagar um Auxílio Saúde.

“Esses foram os principais pontos pactuados com a gestão, com essa síndrome gripal que atinge as crianças no Estado os servidores municipais de saúde finalizam a greve que apesar de legítima pela valorização profissional causa transtornos à população. O fim da greve sinaliza que todos estão satisfeitos e agradeço a Deus por mais esta oportundade”.